sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sugestões de Atividades de Língua Portuguesa

Atividade de Língua Portuguesa de Revisão do 9º ano

1. Classifique.
Em: "Sorriu um sorriso forçado" e "Viveu uma vida longa", temos uma figura de linguagem chamada _____________ .
Em "E chora, e grita e ri" temos uma figura de linguagem chamada _____________ .
Em "As crianças estavam mortas de sede.", temos uma figura de linguagem chamada __________ .
Em "As árvores pareciam enlouquecer com o forte vento.", temos uma figura de linguagem chamada ______________ .
Em "Tristeza não tem fim/Felicidade sim" (Vinícius de Moraes), temos uma figura de linguagem chamada ______________ .
Em "Aquele político faltou com a verdade.", temos uma figura de linguagem chamada _______
Em "Aquelas crianças quebrando tudo pareciam uns anjinhos.", temos uma figura de linguagem chamada _____________ .

2. Relacione.
I - O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio. (Cecília Meireles)
II - Do relâmpago a roda ruiva
Rir açoitando o rosto robusto. (Alphonsus de Guimaraens)
III - A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças. (Monteiro Lobato)
IV - Nunca se afizera ao regime novo - essa indecência de negro igual a branco e qualquer coisinha: a polícia! "Qualquer coisinha": Uma mucama assada no forno porque se engraçou dela o senhor; uma novena de relho porque disse: "Como é ruim, a sinhá"... (Monteiro Lobato)

Assinale a alternativa que indica corretamente o ponto comum entre os respectivos trechos:
a) a metonímia e a prosopopéia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
b) o assíndeto e a metonímia - trechos I e II; eufemismo - trechos III e IV.
c) o assíndeto e a prosopopéia - trechos I e II; hipérbole - trechos III e IV.
d) a inversão e a prosopopéia - trechos I e II; ironia - trechos III e IV.
e) a aliteração e a prosopopéia - trechos I e II; ironia - trechos III e IV.

3. Assinale a opção em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer das duas formas verbais indicadas entre parênteses.a) ____ uma hora da tarde. (são / é );b) aqui n o _________ os sítios onde eu brincava. (existe / existem);c) Fostes vós quem ________ as flores? (levou / levaram );d) não _______ belezas naturais em minha terra; (hão / há);e) sou eu que _______ morrer ouvindo o canto do sabiá. (quero / quer).

4. A concordância nominal está correta, EXCETO em:
a) o vento encontra-se bastante agitado; b) esperança é necessário para viver;c) a candidata estava meio nervosa; d) os filhos estão confusos;
e) as crianças estavam alerta.

5. Assinale a frase em que não se permite a concordância variante colocada entre parênteses:a) Entre os animais domésticos, mencione-se o cachorro, o gato, o cavalo, o boi. (mencionem-se);b) Iremos à festa eu, tu e minha irmã ; (irei)c) Fostes vós quem partiu as tortas? (partistes)
d) O cardume de peixes sumiu. (sumiram)e) Fomos nós que seguimos o Magistério. (seguiu)

Profª. Lidiana Mendes

Um comentário: