quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Curiosidades da nossa língua !!

HISTÓRIAS DOS DITADOS POPULARES (CURIOSIDADES DA NOSSA LÍNGUA)
Vejam algumas curiosidades. Expressões populares, usadas ingenuamente por nós e que têm origens bemantigas e histórias interessantes. Vários são os ditados provindos da mitologia grega, que sãohabitualmente usados na nossa língua:
1-CALCANHAR DE AQUILES
A mãe de Aquiles, Tétis, com o objetivo de tornar seu filho invulnerável, mergulhou-o num lago mágico,segurando o filho pelos calcanhares. Páris feriu Aquiles na Guerra de Tróia justamente onde, isso mesmo, nocalcanhar. Portanto, o ponto fraco ou vulnerável de um indivíduo, por metáfora, é o calcanhar de Aquiles.
2-CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil Império, mais especificamente na época da minoridade do Dom Pedro II, os homens querealmente mandavam no país costumavam se encontrar num prostíbulo do Rio de Janeiro cuja proprietáriaera justamente a Joana. Como eles mandavam e desmandavam no país, ficou a frase casa da mãe Joana comosinônimo de lugar em que ninguém manda.
3-VÁ SE QUEIXAR AO BISPO
No tempo do Brasil colônia, por causa da necessidade de povoar as novas terras, a fertilidade na mulherera um predicado fundamental. Em função disso, elas eram autorizadas pela igreja a transar antes docasamento, única maneira de o noivo verificar se elas eram realmente férteis.Ocorre que muitos noivinhos fugiam depois do negócio feito. As mulheres iam queixar-se ao bispo, quemandava homens atrás do fujão.
4-CONTO DO VIGÁRIO
Duas igrejas em Ouro Preto receberam um presente uma imagem de santa.Para verificar qual da paróquias ficaria com o presente, os vigários resolveram deixar por conta da mãodivina, ou melhor, das patas de um burro. Exatamente no meio do caminho entre as duas igrejas, colocaramo tal burro, para onde ele se dirigisse, teríamos a igrejafelizarda. Assim foi feito, e o vigário vencedor saiu satisfeito com a imagem de sua santa. Mas ficou-sesabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho da igreja vencedora. Assim, contodo vigário passou à linguagem popular como falcatrua, sacanagem.

Fonte:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário