sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Atividades de Língua Portuguesa

Avaliação de Língua Portuguesa e Literatura-Recuperação 1ª Fase
Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim
Aluno(a):-------------------------------------------------------2º ano A
Data:----/----/-----Nº:-------Nota:
Literatura:
Leia os trechos abaixo e responda:
TEXTO.
Fragmento I.
Pálida à luz da lâmpada sombria

Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!
Era a virgem do mar na escuma fria
Pela maré das águas embalada!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!
Fragmento II.
É ela! é ela! — murmurei tremendo,
E o eco ao longe murmurou — é ela!
Eu a vi — minha fada aérea e pura —
A minha lavadeira na janela!
(…)
Esta noite eu ousei mais atrevido
Nas telhas que estalavam nos meus passos
Ir espiar seu venturoso sono,
Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!
Como dormia! que profundo sono!…
Tinha na mão o ferro do engomado…
Como roncava maviosa e pura!…
Quase caí na rua desmaiado!
(…)
É ela! é ela! — repeti tremendo;
Mas cantou nesse instante uma coruja…
Abri cioso a página secreta…
Oh! meu Deus! era um rol de roupa suja!

1). Os fragmentos acima são de Álvares de Azevedo e desenvolvem o tema da mulher e do amor. Caracterizam duas faces diferentes da obra do poeta. Comparando os dois fragmentos, podemos afirmar que:
a) no primeiro, manifesta-se o desejo de amar e a realização amorosa se dá plenamente entre os amantes.
b) no segundo, apesar de haver um tom de humor e sátira, não se caracteriza o rebaixamento do tema amoroso.
c) no primeiro, o poeta figura a mulher adormecida e a toma como objeto de amor jamais realizado.
d) no segundo, o poeta expressa as condições mais rasteiras de seu cotidiano, porém, atribui à mulher traços de idealização iguais aos do primeiro fragmento.
e) no segundo, ao substituir a musa virginal pela lavadeira entretida com o rol de roupa suja, o poeta confere ao tema amoroso tratamento idêntico ao verificado no primeiro fragmento.
2)Sobre Álvares de Azevedo, marque as opções corretas:
A)Fez parte do movimento Romântico brasileiro.
B)Escreveu o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.
C)Fez parte da 1ª geração do Romantismo.
D)Integrou o grupo da geração Ultra- Romântica.
E)Cultuava a morte e o gosto pelo sombrio.
3)Marque a única opção que traz uma característica que não é do Romantismo:
A)Escapismo
B)Veracidade.
C)Subjetivismo.
D)Nacionalismo.
E)Idealização da mulher e do amor.
4)Que autor e obra assinalam o Romantismo no Brasil?----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5)Relacione corretamente as duas colunas observando os autores de cada uma das gerações românticas:
(A )1ª Geração ( )Fagundes Varela
(B) 2ª Geração ( )Castro Alves
(C) 3ª Geração ( )Gonçalves Dias

6)Sobre o Realismo, assinale a única palavra que não tem nenhuma relação com o movimento:
Veracidade/objetividade/Machado de Assis/Personagens idealizados/ Materialização do amor.

7)O livro que marca a chegada do Naturalismo no Brasil foi:
O Mulato/ O Cortiço/ Senhora/ Diva/Esaú e Jacó/

8) Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando: a)José de Alencar publica Lucíolab)Aluísio de Azevedo publica O Homem c)Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubasd)As alternativas a e c são válidas
9)O realismo, como escola literária, é caracterizado: a)pelo culto da formab)pelo subjetivismoc)pelo exagero da imaginaçãod)pela preocupação com o fundoe)pelo objetivismo
10)Escreva o nome do autor de:A)Navio Negreiro--------------------------------
B)Senhora--------------------------------------
C)Inocência----------------------------------
D)Esaú e Jacó.--------------------------------

Interpretação de Texto:
PELES DE SAPOS
Em 1970 e 1971, houve, no Nordeste brasileiro, uma enorme procura por sapos, que eram caçados para que suas peles fossem exportadas para os Estados Unidos. Lá elas eram usadas para fazer bolsas, cintos e sapatos. Isso levou a uma drástica diminuição da população de sapos nessa região. O sapo se alimenta de vários insetos, principalmente mariposas, grilos e besouros. É um animal voraz, isto é, comilão. Quando adulto chega a comer trezentos besouros por dia. Sem os sapos, seus inimigos naturais, as mariposas, os besouros e os grilos, proliferaram de maneira assustadora. Esses insetos invadiram as cidades. Mariposas e besouros concentraram-se em torno dos postes de iluminação pública e também entraram nas casas, causando grandes transtornos. Os grilos, com seu cricri, não deixavam as pessoas dormirem. Em maio de 1972, na cidade de lati, em Pernambuco, a população, em uma espécie de mutirão, varreu ruas e calçadas, amontoando principalmente besouros, e também mariposas e grilos mortos, para serem levados por caminhões de lixo. Em apenas três dias encheram-se mais de oitenta caminhões com esses bichos! O governo proibiu a caça de sapos e passou a fiscalizar a exportação de suas peles.
1) O título do texto, Peles de sapos, representa: a) o motivo da invasão dos insetos nas cidades b) o objetivo econômico dos exportadores c) a razão de ter aumentado o número de grilos e mariposas d) uma riqueza importante do Nordeste brasileiro e) a causa da extinção definitiva dos sapos
2) Uma informação conta com uma série de elementos básicos: o que aconteceu, quem participou dos acontecimentos, onde e quando se passaram, como e por que ocorreram os fatos etc. Considerando que o acontecimento básico do texto 1 é a caça aos sapos, assinale a informação que não está presente no texto: a) onde ocorreu: no Nordeste brasileiro. b) quando ocorreu: em 1970 e 1971. c) para que ocorreu: exportação de peles. d) como ocorreu: armadilhas especiais. e) conseqüência da caçada: redução da população de sapos.
3) “O sapo se alimenta de vários insetos, principalmente mariposas, grilos e besouros.”; o emprego de principalmente nesse fragmento do texto indica que o sapo: a) também come outros insetos. b) só come mariposas, grilos e besouros. c) prefere mariposas a grilos e besouros. d) não come mariposas, grilos e besouros. e) só come insetos nordestinos.
4)”Em 1970e 1971,houve, no Nordeste brasileiro, uma enorme procura por sapos, que eram caçados para que suas peles fossem exportadas para os Estados Unidos. Lá elas eram usadas para fazer bolsas, cintos e sapatos. Isso levou a uma drástica diminuição da população de sapos nessa região.”. Nesse primeiro parágrafo do texto os elementos sublinhados se referem a outros elementos do mesmo parágrafo; assinale a correspondência errada: a) suas - dos sapos b) Lá - Estados Unidos c) elas - as peles dos sapos d) isso - bolsas, cintos e sapatos e) nessa região - Nordeste brasileiro
5) A mensagem que se pode entender do texto é: a) A matança indiscriminada de animais pode causar desequilíbrios ecológicos. b) A economia do país está acima do bem-estar da população. c) A união da população não resolve muitos de nossos problemas. d) Os insetos são inimigos dos homens. e) O governo não cuida da proteção aos animais.
Gramática:
1)Leia o trecho de Cecília Meireles e depois responda marcando os itens corretos:
"Desejo uma fotografia como esta — o senhor vê?— como esta: em que para sempre me ria com um vestido de eterna festa." (Cecília Meireles)
A)Fotografia e festa são substantivos.
B)No trecho não aparece nenhum verbo.
C) A palavra sempre é um advérbio que indica tempo.
D)A palavra “esta” é um pronome demonstrativo.
E)A forma verbal “vê” está empregada no pretérito.
2) Retire do trecho:
A)uma preposição------------------------B)um artigo-------C)um pronome de tratamento-------------------
D)um verbo-------------------------

3)Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição b) Ricardo ODEIA que lhe digam o que é certo. - Artigo c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo
4. Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?
a) As pesquisas eliminaram PARTE da emoção. b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos. c) Nas eleições há feriado NACIONAL. d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos. e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE.

5)"Na minha terra luz o sol, estimulando a vida das pessoas que se comunicam alegremente."
No texto acima encontramos um total de:
a) dois verbos e três pronomes
b) três verbos e três pronomes
c) três verbos e dois pronomes
d) um advérbio e duas conjunções
e) dois advérbios e uma conjunção
Redação
A igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais do direito comunitário. Os objetivos da União Europeia (UE) em matéria de igualdade entre as mulheres e os homens consistem em assegurar a igualdade de oportunidades e tratamento entre os dois sexos, por um lado, e em lutar contra toda a discriminação fundada no sexo.Este tema apresenta igualmente uma forte dimensão internacional em matéria de luta contra a pobreza, de acesso à educação e aos serviço de saúde, de participação na economia e no processo decisório e de direitos das mulheres enquanto direitos humanos.Baseando-se na leitura do fragemento e apoiando-se no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo- argumentativo sobre o tema Igualdade de Gênero.
Use a folha oficial.

Boa Sorte!
Luicane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário