sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Exercícios de Literatura.

EXERCÍCIOS (REALISMO / NATURALISMO)
1- (UFSC) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:
a)se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
b)pretende expressar com naturalismo a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas
c)defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social
d)analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa
e)estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta dos personagens.
2- (PUC-RS) .... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: “Fígado, rins e coração” . Era uma vendedeira de fatos de boi. (...)os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos.

Nesse texto naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a :

a)patologia social
b)brutalidade do quotidiano
c)despreocupação ética
d)força da hereditariedade
e)ação do meio social.

3- (UNICAMP-SP) A conhecida ironia de Machado de Assis fica evidente na seguinte passagem do romance Memórias póstumas de Brás Cubas: “ .... Marcela amou-me durante quinze dias e oito contos de reis(...)”.

Nesse, com em muitos outros trechos de seus romances, o escritor usa com maestria as palavras, obtendo, através de sua combinação, o efeito irônico desejado. Diga qual é a ironia presente na passagem citada e explique de que maneira Machado consegue obter o efeito irônico através das relações de significação que se estabelecem entre as palavras que ele escolheu.

(FEI-SP) Observe as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas:
I- O Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma renovação no campo literário.
II- O escritor realista deve estudar o exterior dos indivíduos, interrogá-los, analisar o meio e depois transcrever suas observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.
III-Para o escritor realista o que importa é o que está fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.
IV- O Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa, à ordem social, clerical e monárquica.

A seqüência que contém somente afirmativas corretas é:
a)I e IV estão corretas. d) todas estão corretas
b)somente IV está correta e)n.d.a
c)II, III e IV estão corretas

6-
Texto A
“É uma sala em quadro, toda ela de uma alvura deslumbrante, que realçam o azul celeste do tapete de rico recamado de estrelas e a bela cor de ouro das cortinas e do estofado dos móveis. A um lado, duas estatuetas de bronze dourado representando o amor e a castidade sustentam uma cúpula oval de forma ligeira, donde se desdobram até o pavimento bambolins de casa finíssima. Doutro lado, há uma lareira, não de fogo, que o dispensa nosso ameno clima fluminense, ainda na maior força do inverno. Essa chaminé de mármore cor-de-rosa é meramente pretexto para o cantinho de conversação”
(José de Alencar, Senhora)

Texto B
“O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boemia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando o ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e roia de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se
extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera as vezes de castiçal”. (Aluísio Azevedo, Casa de pensão)

a)Os textos A e B, extraídos de romances de estilos de época (ou escolas literárias) diferentes, teriam algum ponto em comum? Justifique sua resposta.

b)A que estilo de época pertence o texto A? Cite uma característica desse estilo que se comprove pelo texto

c)O texto B pertence a um romance realista ou naturalista? Justifique a resposta, citando uma característica presente no texto.

7- (FAAP-SP) Os trechos transcritos abaixo filiam-se, quer pelo tratamento estilístico, quer pela temática, a determinadas estéticas literárias. Dê o nome de cada uma e justifique a identificação, copiando do trecho correspondente uma palavra, expressão ou frase que o tenha orientado nessa resposta.
a)“ O atavismo fez explodir neste, com rápida energia, todos os vícios constitucionais que bacilavam no sangue de sua raça, exagerados numa confluência de seis gerações, de envolta com instintos doidos, inoculados e progressivamente agravados na sociedade pelo modismo etnológico de sua formação”.

b) “ Se passa um bote com as velas soltas,
minh’alma o segue n’amplidão dos mares;

e longas horas acompanha as voltas
das andorinhas recortando os ares.
Ás vezes, louca, num cismar perdida,
minh’alma triste vai vagando à toa
bem como a folha que do sol batida
bóia nas águas da gentil lagoa!”


Obs:Todas as atividades com textos são retiradas ou adptadas de vestibulares ou sites que tratam do assunto.A nossa intenção é que o nosso aluno esteja envolvido com questões que tratam do conteúdo visto em sala. Luciane.

2 comentários: