segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Spaece e o Projeto Primeiro Aprender!!!

QUESTÕES PREPARATÓRIAS PARA O SPAECE
FONTE DO TEXTOS: Primeiro, Aprender (1,2 e 3)
TEXTO: Em pleno mercado público, em dia de feira, aproveitou-se um candidato a vereador...
1.(D1) O político ficou vermelho de vergonha e de raiva porque
(A)as pessoas cruzaram os braços
(B)as pessoas estavam o observando
(C)as pessoas saíram do local
(D)ele recebeu muitas vaias
(E)todos o escutaram

TEXTO: Tente outra vez (Raul Seixas)
2.(D2) Da expressão “Pois a água viva ainda tá na fonte” podemos depreender que
(A)a água viva chegará à fonte
(B)a água viva já acabou
(C)a água viva permanece na fonte
(D)a água viva poderá acabar

TEXTO: Em pleno mercado público, em dia de feira, aproveitou-se um candidato a vereador...
3.(D3) O uso da expressão “soltar o verbo” tem o sentido de
(A)falar alto
(B)falar baixo
(C)falar muito
(D)falar pouco

TEXTO: Bebeu e está dirigindo?
4.(D4) Infere-se que o tema central abordado no texto é
(A)álcool e direção
(B)beleza feminina
(C)intimidade no trânsito
(D)violência no trânsito

TEXTO: Ar-condicionado faz mal?
5. (D5) O assunto principal do texto é
(A)cuidados no uso do ar-condicionado
(B)cuidados com a umidificação do ambiente refrigerado
(C)falhas na manutenção do sistema de ar
(D)fungos e bactérias são prejudiciais à saúde

6.(D6) O texto acima classifica-se em
(A)humorístico
(B)informativo
(C)instrutivo
(D)reflexivo

TEXTO: O Estado de São Paulo: “Desastres de aviação, dizem os especialistas...”
7.(D7) A ideia principal do texto é
(A)abordar a politicagem e a fraude endêmica da INFRAERO
(B)falar sobre a tragédia do Airbus da TAM
(C)mostrar a incompetência no sistema de transporte aéreo
(D)relatar as causas dos desastres da aviação

TEXTO: Um filósofo costumava circular onde brincavam crianças. E se via um menino...
8.(D8) De acordo com o texto, o interesse do filósofo era
(A)atrapalhar a brincadeira das crianças
(B)divertir-se com a brincadeira de peão dos garotos
(C)manter o giro do peão para sempre
(D)usar o giro do peão como instrumento de observação

TEXTO: Oração do Internauta
9.(D9) A partir da leitura do texto, pode-se dizer que ele apresenta uma sequência
(A)apelativa
(B)argumentativa
(C)descritiva
(D)narrativa
(E)injuntiva

TEXTO: Os empréstimos na Língua Portuguesa
10.(D10) O texto acima tem como finalidade
(A)criticar
(B)divertir
(C)emocionar
(D)informar
(E)refletir

TEXTO: E a do Jabuti mais o Macaco?
11.(D11) Na frase “Faltam cinquenta, compadre”, as aspas usadas têm o objetivo de
(A)apresentar uma explicação
(B)destacar a fala do macaquinho
(C)destacar a fala do narrador
(D)isolar uma citação
(E)retomar a fala do jabuti

TEXTO: O bicho (Manoel Bandeira)
12.(D12) Os textos 1 e 2 falam sobre
(A)a liberdade humana
(B)a defesa do meio ambiente
(C)a Constituição Federal
(D)a condição humana

13.(D13) De acordo com os textos, a miséria compromete a sobrevivência humana
(A)por causa do descaso social que se manifesta
(B)devido aos direitos assegurados na Constituição Federal
(C)por que o homem convive com desrespeito aos seus direitos
(D)por apresentar fatores sociais provocadores do caos vivenciado pelo homem

TEXTO: A forra do peão
14.(D14) Na expressão “não conseguiu emprego nem teto para morar”, a palavra destacada tem valor de
(A)adição
(B)adversidade
(C)comparação
(D)conclusão
(E)explicação

TEXTO: Para uma alimentação saudável
15.(D15) A ideia principal do texto é que
(A)comer fast food faz bem à saúde
(B)devemos confiar em comidas rápidas
(C)nossa saúde depende do que comemos
(D) todas as pessoas têm hábitos saudáveis

TEXTO: As alucinantes noites dos camicases
16.(D16) A tese defendida no texto é que
(A)a AIDS é algo patético
(B)a AIDS é causada pelo uso de bebidas
(C)a AIDS é coisa de “gay”
(D)o coquetel previne a AIDS
(E)o uso de preservativo é fundamental

TEXTO: O assassino era o escriba
17.(D17) Na frase “ele não tinha dúvidas”, a palavra em destaque se refere
(A)ao artigo
(B)ao pleonasmo
(C)ao professor
(D)ao pronome
(E)ao sujeito inexistente

TEXTO: Cidadãos com cidadania
18.(D18) A expressão “casa-da-mãe-joana” significa
(A)algumas prefeituras
(B)local de desordem
(C)local privado
(D)via pública

TEXTO: Professora, não entrei em contato... (e-mail)
19.(D19) A expressão “ vai me comer viva” empregada no texto significa
(A)ouvi-la com paciência
(B)repreendê-la energicamente
(C)tratá-la com educação
(D)tratá-la com grosseria
(E)usá-la como alimento

TEXTO: Um amigo meu me ensina a diferença entre “chatear” e “encher”
20.(D20) O uso do travessão no texto marca
(A)uma declaração
(B)uma fala
(C)uma negativa
(D)uma pausa
(E)uma pergunta

TEXTO: Não deixe que a saudade sufoque... (Luis Fernando Veríssimo)
21.(D21) O verso “quem quase vive já morreu” expressa uma ideia de
(A)comparação
(B)exagero
(C)ironia
(D)oposição
(E)personificação

TEXTO: Tirinha da Mafalda (Na livraria)
22.(D22) O efeito de humor da tirinha está
(A)na resposta da atendente.
(B)na atitude de Mafalda em querer presentear os pais.
(C)na resposta de Mafalda à atendente.
(D)na diferença de estatura entre as personagens.
TEXTO: Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa)
23.(D23) Na expressão “os homi tá cá razão”, a linguagem empregada é
(A)científica
(B)formal
(C)jargão
(D)regional
(E)teórica

Estas quest]oes foram oferecidas pela professora Silvana - Abaiara- em uma oficina de Português.


Luciane.

3 comentários:

  1. Adoramos a semana.Foi um momento de muito aprendizado.Agradecemos a todos os alunos e professores que nos ajudaram a concretizar essa ideia.
    Luciane.

    ResponderExcluir
  2. As questões são de grande valia para o nosso trabalho para o Spaece.Agradecemos a Silvana pelas dicas.
    Luciane.

    ResponderExcluir