segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pense nisso!

A Ingestão de Álcool
A ingestão de álcool representa vários perigos para a saúde e não só, pois um indivíduo quando ingere álcool fica incapacitado de realizar tarefas manuais ou intelectuais com competência.
O álcool afecta principalmente o cérebro. Em pequenas quantidades o álcool provoca descontracção e euforia.Ao aumentar a dose ingerida, a perda de controlo é cada vez maior; se o consumo for excessivo, num curto espaço de tempo, pode levar ao estado de coma e à morte.
No entanto, a maioria dos alcoólicos são consumidores crónicos, isto é, a ingestão diária de álcool tornou-se um vício sem o qual o indivíduo não pode passar. Surgem então complicações graves, como hepatite alcoólica, cancro do fígado e doenças do sistema nervoso. Outras complicações graves para a família e sociedade são a violência física e verbal que o álcool exerce sobre os que rodeiam o alcoólico, o perigo de condução de veículos sob o efeito do excesso de álcool, provocando acidentes de viação e faltas ao trabalho.
Os Malefícios do Tabaco
O tabaco, tal como o álcool, tem consequências graves na saúde do indivíduoO fumador morre cada vez mais cedo pois de sofre de doenças cardiovasculares e contrai cancros diversos, como o da boca, laringe e do pulmão. O cancro do pulmão é a principal consequência do consumo do tabaco.Os fumadores passivos são pessoas não fumadoras mas que trabalham ou convivem com fumadores, ao inalarem esse fumo, contraem bronquites, asma e também cancro do pulmão. Por esta razão, é cada vez mais necessário que nos locais públicos como cafés, restaurantes, cinemas e centros comerciais se respeitem os Direitos do Não Fumador.

Luciane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário