terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Banco de redação - UOL


Redação corrigida e comentada.Aproveite e analise também o texto.

Por quais motivos o Brasil se pinta
O esporte é, no mundo inteiro, responsável pela mobilização e fascinação de muitas pessoas.Na Grécia Antiga, a competição esportiva com o intuito de encontrar o melhor em cada modalidade competida, deu origem aos atuais Jogos Olímpicos.Há anos, o ser humano tem esta necessidade:demonstrar força e agilidade.
Cada povo, de acordo com suas tradições e costumes, é apreciador de um determinado esporte.Nos Estados Unidos, o basquetebol ocupa lugar de destaque.No Japão, as lutas são populares.No entanto, nenhum dos esportes praticados no mundo conseguiram (conseguiu), até hoje, alcançar a popularidade do futebol, sendo ele o mais praticado.
Criado pelos ingleses(O futebol foi criado pelos ingleses,mas) o Brasil foi o pois que mais bem soube absorver seus fundamentos, chegando ao ponto de ser conhecido como país do futebol.Suas regras simples possibilitam a prática por qualquer um, seja rico ou pobre.Existe até um ditado popular:”futebol não se aprende na escola”, ou seja, num país carente por educação, nossos maiores ídolos não vieram da área acadêmica, mas sim das periferias do país, são os jogadores.
É previsível que um esporte tão democrático cause tanta comoção popular.Em época de Copa do Mundo, o brasileiro se veste de verde e amarelo, se pinta, torce, vibra e sente orgulho de ser brasileiro.Uma verdadeira demonstração de patriotismo.Porém,não é só em época Copa do Mundo que se vê isso nas ruas.Na década de oitenta, durante a redemocratização, o brasileiro também foi às ruas pedir “Diretas já.”No caso conhecido como Impeahtiman(impeachment) do Presidente Collor” o brasileiro se pintou de verde e amarelo e foi às ruas exigir a saída do então Presidente.
Atualmente, o Brasil é um país democrático, pacífico e em desenvolvimento, há muito a ser melhorado, porém, conseguimos diminuir a pobreza e há programas de governo pelo fim da fome.Desta(Dessa) forma, nada mais evidente que demostrar(demonstrar) patriotismo através(por meio) de um esporte em que somos considerados os melhores e, desde a década de cinqüenta, temos muitos títulos, e também, em épocas difíceis em que o patriotismo era algo impositivo para mascarar a opressão, e não espontâneo como agora.
Comentário geral;
Apesar da falha na conclusão, o texto está muito bem estruturado, com as etapas dissertativas respeitadas e sustentadas com boas informações.Título adequado e bom uso de comparações e de informações históricas.
Aspectos pontuais:
1-Terceiro parágrafo:como o sujeito das orações não é o mesmo(futebol /Brasil), não é possível deixar a primeira oração reduzida e com sujeito oculto, pois isso provoca leitura equivocada.
2-Quinto parágrafo:na conclusão, o autor parece lembrar-se de algo importante(a imposição do patriotismo em épocas difíceis)e tenta fazer uma referencia final para valorizar o conteúdo, mas isso não ficou bom, pois os dados ficam soltos no texto, sem o devido desenvolvimento(quais títulos o Brasil ganhou?A que época difícil se refere? O que aconteceu? O texto deveria terminar no trecho”...esporte em que somos considerados os melhores.”
Competências avaliadas:
1) 1.5
2) 2.0
3) 2.0
4) 1.5
5) 1.5
Total de pontos obtidos na redação: 8.5
Aproveite e escreva também o seu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário