quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais uma vitória!!!!!

O projeto Literatura Viva teve hoje uma imensa surpresa:fomos escolhidos como projeto financiável para 2012.O tema do nosso projeto será Variação Linguistica.Ficamos muito felizes por termos vencido e acreditamos ser mais um grande desafio para a turminha do Litviva;porém não temos medo do trabalho e confiamos na nossa equipe.
Veja o resumo do nosso projeto.
CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Ao longo das últimas décadas, um novo tipo de leitor, de leitura e escrita tem se formado em decorrência de uma nova realidade que surge com o aparecimento da linguagem digital. Necessário se faz, portanto, um trabalho voltado para a motivação do educando no que se refere aos aspectos literários e linguísticos.
Diante disso, o professor precisa estimular a criatividade do aluno desenvolvendo atividades de leitura relacionados ao seu dia a dia. Assim, a sala de aula se tornará um espaço reflexivo sobre várias temáticas de interesse do professor e do aluno como sujeitos participativos.
O Projeto Língua Viva: A Literatura e as variações linguísticas em foco. Em 2011 abordou o tema: Lima Barreto, experiências que deixaram histórias. Justamente porque a sua vida foi marcada por problemas decorrentes do alcoolismo e preconceito racial, temas do nosso interesse pois temos uma clientela que faz parte de uma sociedade onde o preconceito, historicamente evidenciado, ainda vigora em nosso meio. Assim, como o alcoolismo que vem despertando e divertindo os nossos jovens de maneira assustadora. Nesse sentido cabe a escola analisar a problemática e incentivar os alunos a fazerem o que é certo, contribuindo para a formação de uma nova geração consciente e atuante.
Assim sendo, foram indicados livros relacionados ao tema para a leitura e socialização na comunidade em forma de teatro, edições de vídeo, do documentário, maquetes e apresentações de pesquisas, onde os alunos foram orientados pelos professores coordenadores do projeto na realização das atividades proposta através de contato direto ou por e-mail.
Em 2012 o referido projeto estará voltado para o estudo das variações linguísticas existentes entre a língua falada e a língua escrita nas varias situações de uso. Dando enfase ao estudo da linguagem nas obras de Graciliano Ramos, Domingos Olímpio, João Cabral de Melo Neto, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz e outros. As variedades linguísticas também serão analisadas em músicas e em situações sócio – interacionista.
Em síntese, é a partir desse projeto que pretendemos contribuir para formação da cidadania e para a valorização da diferença.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Literatura X Língua Viva, direcionado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio e EJA tem como proposito maior intensificar as atividades de leitura, interpretação e produção textual, a partir de atividades que preparem o aluno para atuar em uma sociedade onde a revolução tecnológica faz com as informações sejam rapidamente superadas em decorrência das novas tecnologias de informação e comunicação.
As ações do projeto estarão assim voltadas para a transformação de um indivíduo consciente do seu papel de transformados do conhecimento, onde o estudo da Língua Portuguesa estará centrado na preparação para o uso das linguagens como forma de manifestar o conhecimento apreendido, o qual será expandido à COMUNIDADE, através das ações desenvolvidas pela clientela escolar.
É nesse contexto que o projeto se propõe a desenvolver atividades de leitura dos diversos gêneros textuais (Contos, Crônicas, poesias, romances, cordéis, memórias, biografias) na tentativa de fortalecer o desempenho do aluno nas relações família – sociedade.

OBJETIVO GERAL

- Realizar atividades inovadoras e criativas que venham despertar o gosto pela leitura e pela arte de representar, visando assim, contribuir significativamente para a melhoria do processo ensino aprendizagem e a formação do cidadão critico e atuante.


OBJETIVOS ESPECIFICO

Promover a realização de eventos que possibilite enriquecimento do currículo, desenvolvimento de habilidades, descoberta de talentos e melhoria dos níveis de desempenho dos alunos na aprendizagem.
Proporcionar aprendizagens significativas através da analise de diferentes gêneros textuais.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e comunicação.
Refletir sobre as diferenças existentes entre a língua falada e a língua escrita e suas varias situações de uso.

METAS

Envolver 100% dos alunos e parceiros da comunidade nas atividades cientificas e culturais.
Comprovar através de dados, coletas que as causas da variação linguística é decorrente do grau de escolaridade, nível socieconômico, faixa etária e o espaço Leitura e analise de poesias, crônicas, contos, romances e outros gêneros textuais;
Capacitar um grupo de alunos para trabalhar com filmagens;
Elevar os índices de proficiência dos alunos no SPAECE. Intermediário de 39% para 50%, e Adequado de 4% para 10%.


AÇÕES

Leitura e analise de poesias, crônicas, contos, romances e outros gêneros textuais;
Apresentação de obras literárias explorando a estética, temática abordados pelos autores e enredo dentro de uma perspectiva dinâmica.
Gravação em áudio de fragmentos das obras lidas.
Produção de slides e documentários que abordem as temáticas discutidas nas obras sugeridas para a leitura.
Realização da Semana Cultural com a participação da comunidade para a socialização das ações desenvolvidas pelo projeto.
Realização de palestras, seminários, gincanas e concursos baseadas nas temáticas sugeridas para estudo.
Trabalhar apostilas e projetos primeiro Aprender como prioridade para uma preparação intensiva do SPAECE.
Produção de fanzines literários.
Divulgação das ações realizadas pelo projeto no Blog LitViva.
Realização de aulas de campo para constatação do mapeamento linguístico do município.
Realização de entrevistas com moradores da comunidade para analise linguística.
Atividades de roda de leitura nas series identificadas com baixo desempenho.

METODOLOGIA

Leitura de poesias, crônicas, contos e romances;
Apresentação de obra explorando a estética literária, autores e obras;
Confecção de biografias ilustradas do autor;
Dramatização de cenas de obras lidas;
Confecção de revista em quadrinhos a partir das obras lidas;
Criação do Baú de História;
Oficinas de desenhos, nas quais são apresentados: Personagens, autores e cenários;
Produção de maquetes, panfletos, cordéis e memórias literárias;
Gravação em áudio de fragmentos das obras lidas;
Produção de slides e pequenos vídeos a partir de poemas e entrevistas;
Realização da semana cultural com a participação da comunidade local;
produção de programas de radio divulgando obras, autores, trechos de obras, notas de incentivo à leitura através de indicações de livros para a leitura;
Saraus literários e recitais envolvendo a escola e a comunidade;
Realização de Gincanas Literárias Escola X Comunidade;
Oficina de edição de vídeo capturados por celulares ou câmeras digitais e produção de vídeo;
Utilizar o blog LitViva para divulgação das atividades do projeto e interação com a comunidade através de postagem de matérias, comentários, depoimentos e etc;
Gravação de entrevistas em áudio e vídeo para a analise da variação linguística do falante;
Utilização das novas tecnologias como ferramentas didáticas em relação aos objetivos de ensino como estrategias que favorecem o aprendizado do aluno e uma preparação intensiva para o SPAECE.

RESULTADOS/DESCRITORES


Baseado nos descritores que os alunos apresentam maiores dificuldades, como por exemplo:
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D7 – Identificar a tese de um texto.
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor de um texto.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Adotar estrategias de ensino diferenciados, inovadoras e criativos, explorando textos e fragmentos de obras literárias relacionadas ao tema desse projeto, visando elevar os índices de proficiência dos alunos no SPAECE. Intermediário de 39% para 50%, e Adequado de 4% para 10%.

MATERIAL DIDÁTICO DE SER UTILIZADO NO PROJETO

- Gravador específico para o trabalho com entrevistas.
Um notebook para dinamizar as aulas e apresentação dos alunos.
Fantasias: Roupas para coreografias
Máscara de teatro
Uma mesa grande com cadeiras para a realização de momentos de leitura no pátio da escola.
Resma de papel.
Folhas duplex 02 faces.
Pinceis compactor color
Papeis veludos
Conjuntos de cola com gliter
DVD e CDs
Tubos de cola branca médios/ cola de isopor
Folhas de isopor
10 rolos de fita gomada
20 metros de TNT
Folhas de papel madeira
Cartolinas
Folhas de EVA
Folhas coloridas
Grampeador/grampos
Toner para a impressora
Pasta com elástico
Videoteca

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

O desafio de organizar a prática pedagógica realizando atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos, pressupõe uma preocupação com os seguintes pontos os quais esperamos alcançar no decorrer do desenvolvimento deste projeto: Língua Viva: A Literatura e as variações linguísticas em foco.
1- Trabalho em sala dos descritores que os alunos apresentam maior dificuldade.
2- Comprometimento dos alunos e professores com as ações propostas.
3- Aceitabilidade por parte da comunidade.
4- Priorização do que é relevante para a pratica da leitura.
5- Utilização da leitura e da escrita em favor do desenvolvimento do educando.
6- Disponibilidade dos alunos para a aprendizagem.

RISCOS E DIFICULDADES A SEREM ENFRENTADOS:

Um projeto percorre várias etapas, em que os alunos irão interagir com os professores e com os colegas, utilizando a língua escrita em situações individuais e coletivos. Nesse sentido, alguns riscos à concretização do projeto podem ocorrer como: A não realização de uma determinada ação do projeto por parte de alguma falta de comprometimento de algum aluno com a leitura ou trabalho proposto.
Muitos alunos apresentam dificuldades em lidar com as novas tecnológicas, mas o projeto tentará atender estas necessidades já que trabalharemos gravações de entrevistas e de fragmentos de obras literárias, na tentativa de superar essas dificuldades e despertar o aluno para a leitura, assim como atrair o interesse do público a que o projeto se destina.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Metodologia de Apoio: Àreas de Linguagens e códigos e suas tecnologias – Fortaleza: SEDUC, 2008.(Coleção Escola Aprendente – Volume 2)


ANEXO II
PLANILHAS ORÇAMENTARIAS - CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

Nome da Escola: EEFM Padre Amorim
Código da Escola: 23166185
CREDE/SEFOR: CREDE 20

SERVIÇO-PESSOA FISICA ( ) E/OU PESSOA JURIDICA ( X )

Especificações Serviço (Código) QTD. VALOR VALOR TOTAL
UNITÁRIO



MATERIAL DE CONSUMO ( )

Especificações QTD. VALOR VALOR TOTAL
UNITÁRIO


MATERIAL PERMANENTE ( X )

Especificações QTD. VALOR VALOR TOTAL
UNITÁRIO
Notebook processador intel
core I3 2310M, 2.1 GHZ 500GB 1 1.599,00 1.599,00
DVD-RW Webcam e saída HDMI
LCD 15” Windows 7 Basic

Gravador digital de voz com 2 GB 1 335,00 335,00
alto-falante integrado e expansão
por micro SD

conjunto de mesa com 8 cadeiras 1 1.066,00 1.066,00




Centro administrativo Governador Virgílio Távora
Av. General Afonso Albuquerque Lima S/N – Cambeba – 60.822.325 – Fortaleza


ANEXO III
QUADRO SÍNTESE DE DESPESAS – CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

Nome da Escola: EEFM Padre Amorim
Código da Escola: 23166185
CREDE/SEFOR: CREDE 20
NATUREZA DE DESPESA
VALOR (R$)
Serviço-Pessoa Física ( )

Serviço-Pessoa Jurídica ( )

MATERIAL DE CONSUMO ( )

MATERIAL PERMANENTE ( X )
3.000,00
TOTAL GERAL DO PROJETO

3.000,00
ANEXO IV
TERMO DE COMPROMISSO PARA PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS




A escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim se compromete em realizar as atualizações mensais no site do Thinkquest, além de todos os procedimentos necessários para a produção do artigo cientifico relativo ao projeto LINGUA VIVA: A LITERATURA E AS VARIAÇÕES LINGUISTICAS EM FOCO, que será finalizado e enviado no mês de setembro de 2012.



Assinatura dos Responsáveis pelo projeto que se comprometem com esse termo:



Responsáveis Assinaturas

Nome do Diretor(a): Rita Gonçalves de Figueiredo

Nome do Orientador(a): Cicera Djanira Trajano Pinto

Nome do Estudante 1: Ana Ruth Dantas Boaventura

Nome do Estudante 2: Elisa Maria Tavares Dantas Sousa

Nome do Estudante 3: Nayara Santana Costa



Observação: O projeto pode ter a quantidade de alunos necessarios para o seu desenvolvimento. Todos os estudantes envolvidos no projeto assinam este termo.



Distrito de Jamacaru – Missão Velha – CE, 18 de Outubro de 2011

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