quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividade sobre gêneros textuais.

Questões sobre Gênero Textual (notícia jornalística)
Formulamos questões para o ensino médio ou superior, trabalhando o gênero textual notícia jornalística, tendo em vista a leitura de textos. (Mais abaixo, indicamos um link para trabalhar "jornal" no ensino fundamental e/ou médio.)

Marina diz que "pagou o pacto" por obra de usinas
Humberto Medina, da Folha Online, em Brasília - 24/08/2007 - 10h21
Falando a uma platéia de empresários do setor de infra-estrutura, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) fez um desabafo bem-humorado sobre o processo de licenciamento das hidrelétricas do rio Madeira. A ministra informou que houve
tentativa de constrangimento e que ela "pagou o pacto" para a liberação dos empreendimentos.
Ela aproveitou para lembrar que os atuais problemas da licitação nada têm a ver com questões ambientais.
"Às vezes as pessoas tentavam me criar constrangimento dizendo 'ministra, a senhora quer colocar os bagres em primeiro lugar, poxa, vida, ministra, é só um peixinho'", disse. A questão da migração dos grandes bagres (como a dourada) no rio Madeira foi um dos problemas do licenciamento ambiental. O Ibama liberou a construção das duas usinas (Santo Antonio e Jirau), mas com obrigação da construção de um canal para a passagem dos peixes.
"É claro que alguém tinha que pagar o pacto naquele momento. Conjunturalmente fui eu", disse Marina. Ela aproveitou para lembrar que, mesmo com o fim do impasse ambiental, o problema com as usinas continua. "Agora, nós estamos com outros problemas, como a questão da licitação, dos empreendedores. Mas graças a Deus essa não é minha esfera, eu já tenho problemas demais."
[...]
Na palestra, no entanto, a ministra não respondeu a uma das dúvidas em relação ao projeto que ainda dependem da área ambiental do governo: a definição da taxa de compensação ambiental. Essa taxa pode variar de 0,5% a 5% do valor do empreendimento, mas o governo prepara uma regra para tornar a definição do percentual mais transparente. "A definição sairá o mais rápido possível", disse ela.

1 - Explicite os seguintes elementos do texto:
a) autoria.
b) fonte.
c) título.
d) a quem é dirigido (prováveis leitores).

2 - Em que gênero discursivo o texto se enquadra?

3 - No trecho “o governo prepara uma regra para tornar a definição do percentual mais transparente”
a)há referência a que gênero textual?
b)a quem incumbirá, no caso, a autoria do texto mencionado?

3 - De acordo com o texto, a palestra da ministra dirigiu-se a que público-alvo? Destaque do texto um trecho que comprove esse fato.

4 - Redija um resumo bem sucinto do texto.

Luciane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário