terça-feira, 1 de março de 2011

Apólogo e fábula

APÓLOGO
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso
de personalidades de índole diversa, imaginárias ou reais, que podem ser tanto inanimadas como animadas. Servem como exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine .É comumente confundido com a fábula, que é focada nas relações que envolvem coisas e animais (ex: o livro Quem Mexeu no Meu Queijo e A Revolução dos Bichos), e com a parábola, que se centra nas histórias somente entre homens e comumente possui cunho religioso (ex: Parábolas de Jesus)
A RAPOSA E AS UVASUma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas grades de uma viçosa videira, alguns cachos de Uvas negras e maduras.Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.Por fim deu meia volta e foi embora, e consolando a si mesma, meio desapontada disse:-Vou desistir...Olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio.Autor: Esopo
--------------------------------"A REVOLTA DAS PARTES DO CORPO" - ApólogoConta a narrativa que em tempos em que no homem todas as partes ainda não formavam um todo único como agora, em que cada membro tinha sua opinião e sua linguagem, as diferentes partes se indignaram com o fato de ter a seu encargo o trabalho de fornecer tudo ao estômago, enquanto o estômago vadio no meio deles só fazia usufruir dos prazeres por eles proporcionados. Revoltados, fizeram um pácto: as mãos não mais levariam alimentos à boca; a boca não receberia os alimentos; os dentes não os triturariam... Dito e feito, o paro foi geral. Resultado: - sem os alimentos o corpo começou a definhar e caiu em extrema fraqueza; juntamente com o corpo todos os membros também se enfraqueceram. Daí compreenderam que a função do estômago também era produtiva e que os alimentos que para lá eram remetidos, eram devolvidos para todas as partes do corpo gerando força e energia. Essa energia era distribuida de forma igual para o corpo através do Sangue que circulava pelas veias indo a todos os pontos por menores e mais distantes que estivessem. E assim, a Vida de todos os membros era preservada. Neste apólogo vemos refletidos os efeitos de uma "greve" que a nível de comportamento social produz efeitos negativos. Um órgão que se recuse a efetuar suas tarefas e lá se vai o esforço de outros membros, especialmente se as funções boicotadas forem essenciais ao bom funcionamento do organismo como um todo.

Produção textual:
FÁBULA
A fuga do tema anula a redação
Tema
Há padrões para ser feliz?
Escreva uma fábula em que as personagens (animais) vivam um conflito ao saberem que só
têm uma semana de vida. A história que você vai criar deve apresentar as personagens vivendo o
drama da busca pela felicidade nos seus últimos momentos de existência. Isso deve ser evidenciado
por meio de ações, convicções, comportamentos, relacionamentos e desejos das personagens. A
moral da história deve transmitir um ensinamento a respeito do que significa ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário