domingo, 29 de agosto de 2010

Relatório da aula de campo em Quixadá

Relato sobre a nossa viagem a Quixadá!
A viagem foi muito produtiva,com um roteiro que nos permitiu conhecer detalhes da vida da nossa escritora cearence Rachel de Queiroz.
Depois de sete horas e passar por municipius como Barbalha,Juazeiro,Crato,Farias Brito,Varzea Alegre,Iguatu,Acopiara,Mombaça,Mineirolândia e Quixeramubim chegamos ao destino final,onde primeiramente nos dirigimos ao memorial de Rachel de Queiroz,um reconhecimento aquela que foi uma grande escritora chegando ate ser a 1° mulher a fazer parte da Academia Brasileira de letras.
Ja nos encaminhando a fazenda "Não me deixe"(em que ela viveu grande parte de sua vida)contamos com a companhia de Dona Rosita,uma senhora que apesar da idade avançada contava com detalhes a vida da amiga escritora e por sinal era muito simpatica e nos recebeu muito bem.
N afazenda,encontramos uma casa simples e bem conservada que reproduzia a humildade da dona.Quadros,retratos de familia e um armario repleto de livros tanto dela quanto de outros autores eram vistosquando se adentravam a residência,logo depois viam-se quarots,cujos pisos eram de madeira e a cozinha,onde estava uma maquina para a produção de queijos.O aposento onde ela escrevia era separado da moradia mas tã modesto quanto esta.Lá foi escrita a obra Memorial de Maria Moura.
Quando voltamos visitamos alguns dos pontos turisticos mais importantes do local:A pedra da galinha choca e o açude do cedro;a primeira é uma rocha em formato de galinha,resultado principalmente da erosão éolica sobre a rocha está é proxima ao segundo ,o açude mais antigo do Brasil,foi construido por D.Pedro 2° a mais de cem anos atras.
Ao longo da strada observamos um fato presente em grande parte do Brasil;desigualdade,diferenças expressivas na região,caracteristicas resultante da elevada concentração e descaso do poder público para os cidadãos.
Gisele 2° "A"

Nenhum comentário:

Postar um comentário