quarta-feira, 30 de novembro de 2011

De olho no gabarito:Arcadismo.


Resolução:
01. C 02. E
03. D 04. A, B, D
05. D 06. D 07. D 08. D
09. E 10. D

Antes de confirir o gabarito, estude o conteúdo!!!1

Luciane.

Literatura:Arcadismo



Questões:

01. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:

a) Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade.
b) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza).
c) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras.
d) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres.
e) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”).


02. Indique a alternativa errada:

a) Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco.

b) O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco.

c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos.

d) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora.

e) O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo.


Nos exercícios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo.

(Podem ocorrer várias em cada exercício).

03. A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:

a) o século XVIII ficou conhecido como “século das luzes”;
b) os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa;
c) o adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica;
d) a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio;
e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.


04. Quanto à linguagem árcade:

a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;
b) tornou-se artificial, pedante, inatural;
c) procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;
d) manteve as ousadias expressionais do Barroco;
e) promove um retorno às “virtudes clássicas”da clareza, da simplicidade e da harmonia.


05. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:

a) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia.
b) Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga.
c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto.
d) Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto.
e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa.


06. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?

a) Barroco / Contra-Reforma.
b) Arcadismo / Iluminismo
c) Romantismo / Revolução Industrial.
d) Arcadismo / Anti-Classicismo
e) Arcadismo / Racionalismo


07. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:

a) Marília de Dirceu
b) Vila Rica
c) Fábula do Ribeirão do Carmo
d) Caras Chilenas
e) O Uruguai


08. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena.

São heróis desse poema:

a) Cacambo, Lindóia, Moema
b) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema
c) Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura
d) Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade
e) n.d.a.


09. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:

a) O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão.

b) A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica.

c) O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita.

d) O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português.

e) A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama.


10. (ITA) Dadas as afirmações:

I) O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.

II) O (A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.

III) Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.

Está(ão) Correta(s):

a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Todas

Confira o gabarito na próxima postagem.
Um abraço.

Luciane

Aplicação da Prova - Spaece 2011


Essa foi uma semana muito movimentada na escola; isso se deu graças à aplicação das provas do Spaece 2011.A semana começou com a turma de 9º ano realizando a prova.Na terça -feira fooi o dia das turmas do 1º ano; hoje, quarta-feira, a missão é da competência das turmas do 2º ano.Amanhã, dia 01 de dezembro será a vez do 3º ano.
A escola preparou-se com muita cautela para que o aluno tivesse uma estrutura física e emocional firme para que pudesse reealizar a prova com o maior conforto possível.A cada dia de aplicação de prova, a cantina oferecia um lanche reforçado à turma avaliada.Não faltou o carinho dos auxiliares de serviço para que o aluno se sentisse aclhido nesse momento.Núcleo gestor e professores não mediram esforços para trabalhar esse aluno para que ele se sentisse capaz de fazer uma boa prova e garantisse o computador.
Valeu o esforço de todos!!!!!
Turma do litviva.

Luciane.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

De olho no Spaece!!!!!!!!!!!!

ATIVIDADES COM OS DESCRITORES DA LÍNGUA PORTUGUESA
É PRECISO PARAR DE PRENDER
Evandro Lins e Silva

Toda vez que a violência aumenta, as pessoas tendem a clamar por medidas punitivas mais rigorosas para os transgressores das leis. Pedem a pena de morte para os mais perigosos e cadeia para todos quanto saiam do trilho da conduta determinada pela legislação em vigor. Essa é uma reação instintiva e nada racional. Ninguém ignora que hoje no Brasil a prisão não regenera nem ressocializa as pessoas que são privadas da liberdade por terem cometido algum tipo de crime. Ao contrário, é de conhecimento geral que a cadeia perverte, corrompe, deforma e embrutece. É uma fábrica de reincidência e uma universidade às avessas, onde se diploma o profissional do crime. A prisão, essa monstruosa opção, perpetua-se ante a insensibilidade da maioria como uma forma ancestral de castigo. Positivamente, jamais se viu alguém sair de um cárcere melhor do que quando entrou. Os egressos do cárcere estão sujeitos a uma outra terrível condenação: o desemprego. Pior que tudo, são atirados a uma obrigatória marginalização. O ex-condenado só tem uma saída: incorporar-se ao crime organizado. A sociedade, que os enclausurou sob o pretexto hopócrita de reinseri-los em seu seio, os repudia.
...
Os partidários da volta a métodos bárbaros de repressão não entendem que estão transformando homens em feras e aumentando a legião de desajustados. Eles têm conquistado muito terreno no Brasil, nos últimos tempos, com a prisão cautelar que atinge os inocentes e serve de pretexto para a prática de constantes abusos de poder, e a agravação de penas para crimes hediondos. Procura-se criar uma atmosfera de pânico, que oferece ensejo`a pena de morte. Nenhum desses pregoeiros da repressão pensa na prevenção dos delitos, no atendimento aos menores abandonados, na criação de condições sócios-econômicas que impeçam a geração de novos delinquentes.

EXPLORANDO O TEXTO
01. (D-15) Assinale a alternativa que contenha uma afirmação mais verdadeira sobre o texto apresentado:
a. O autor não elabora um esquema argumentativo convincente sobre o sistema penitenciário no Brasil.
b. O autor não fundamenta o conteúdo das suas ideias com dados de observação sobre o sistema penitenciário no Brasil.
c. O autor critica severamente o sistema penitenciário no Brasil com um raciocínio lógico apresentando causas e efeitos que justificam o seu posicionamento.
d.O autor apoia-se meramente numa visão subjetiva ao condenar o sistema penitenciário vigente no Brasil.
e. O autor evidencia sempre seu ponto de vista com simples opinião.

02. (D-13) Do texto depreende-se que a sociedade é hipócrita pelo fato de:
a. reintegrar plenamente o ex-condenado ao seu seio.
b. oferecer ao detento condições favoráveis à sua recuperação.
c. mascarar a discriminação aos ex-condenados, enquanto finge aceitá-los.
d. procurar criar condições sócio-econômicas a fim de sanar a delinquência juvenil.
e. ser favorável à opressão do contingente de desajustados e criminosos.

03.(D-19) No segundo parágrafo, o autor se utiliza de expressão "pregoeiros da repressão." Aponte a alternativa em que se verifica, no texto, outra expressão de sentido equivalente:
a."egressos do cárcere"
b."profissional do crime"
c. "transgressores da lei"
d. "legião de desajustados"
e. "partidários da volta a métodos bárbaros"

04. (D-03) No trecho: "Positivamente, jamais se viu alguém sair de um cárcere melhor do que quando entrou." O termo "positivamente" no contexto do parágrafo equivale a:
a. definitivamente
b. necessariamente
c. eventualmente
d. principalmente
e. normalmente

05. (D-01) Segundo o autor, a criação de uma atmosfera de pânico na população terá com consequência a :
a. "prática de constantes abusos do poder."
b. "proposta legislativa do retorno à pena de morte."
c. "prevenção dos delitos."
d. "agravação de penas para crimes hediondos".
e. "criação de condições sócio-econômicas.

06. (D-01) Para o auator, o desemprego dos ex-condenados obriga-os à:
a. reintegração no mundo da criminalidade.
b. volta da política de ajuda mútua.
c. prática de métodos bárbaros de repressão.
d. reincidência de comportamentos racionais.
e. procura de alternativas viáveis no campo de trabalho.

Na frase:
07.(D-21) Alô, Joana, está tudo bem por aí?
O recurso estilístico utilizado na frase quanto a função de linguagem é:
a.função referencial
b.função fática
c.função referencial
d.função poética
e.função emotiva


Fonte:Blog das nosssas aulas.

Luciane.

Mais questões de Spaece.

PAECE 2010 (ATIVIDADES COM DESCRITORES)
SARA ISABEL

Sara Isabel, morena, tem quinze anos, mede 1,75, pesa sessenta e dois quilos e é de uma beleza irreparável. Cursa o primeiro ano do segundo grau no Colégio São Marcos e pretende se formar em medicina ou seguir a carreira de modelo.

Em casa é uma pessoa isolada, que fica horas e horas, em seu quarto, lendo e ouvindo músicas. No colégio, não se isola, mas também não se junta com todo mundo, seleciona as amizades. Com o namorado, não se mostra muito interessada, acha-se muito nova para firmar namoro. No clube ou na praia, mostra-se bastante solta: joga vôlei, tênis, gosta de fazer ginástica, não pára um minuto.

Das qualidades de Sara, a que mais me chama atenção é a sua dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida, o que mostra ser uma pessoa inteligente e conhecedora do seu mundo.

Conforme o texto responda:

1.(D-09) Quanto ao gênero pode-se dizer que:
a.possui caráter narrativo
b.é uma dissertação sobre a vida de uma pessoa.
c.é uma descrição.
d. interpreta os sentimentos e caracteres de alguém.

2.(D-03) São características de natureza geral:
a.Sara Isabel tem intereese em vencer na vida.
b.Ela seleciona as amizades.
c.não se mostra muito interessada em namoro.
d. é morena, tem quinze anos, pesa sessenta e dois quilos.

3. (D-02) São aspectos que se profundam no conhecer da pessoa descrita:
a.pretende formar-se em medicina.
b.é de uma beleza irreparável.
c.Fica horas e horas em seu quarto lendo ou ouvindo música.
d.mostra ser uma pessoa inteligente.

4.(D02) No texto, a parte que dá ênfase a uma característica que melhor define Sara Isabel.
a.muito nova para firmar namoro.
b.cursa o primeiro ano do segundo grau.
c.Não pára um minuto.
d.dedicação aos estudos, o seu interesse em vencer na vida.

5.(D-08) "... não se junta com todo mundo." Desta informação apresentada no texto infere-se que:
a.Sara Isabel se acha mais importante que as outras pessoas.
b.Sara Isabel é preconceituosa.
c.Sara Isabel é orgulhosa.
d.Sara Isabel é uma pessoa reservada.

6.(D-06) Do texto, depreende-se que Sara Isabel mostra-se bastante solta pelo fato de:
a.participar em diversas atividades.
b. ser determinada e objetiva.
c.ser livre para ir aonde quiser.
d.fazer o que da na cabeça sem pensar nas consequências.


Fonte:Blog das nossas aulas.
Luciane.

Desafios:Spaece 2011 -

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SPAECE E OS DISTRATORES
DISTRATORES:

As alternativas contêm alguns tipos de erros os quais confunde o aluno que não domina o conteúdo. Existe uma explicaçao para cada alternativa errada. Isso possibilita a identificação do erro cometido.

Assinale a interpretação sugerida pelo seguinte trecho publicitário:

Fotografe os bons momentos agora,
porque depois vem o casamento.

a. casamento não merece fotografias.
b. a felicidade após o casamento dispensa fotografias.
c. compromissos assumidos no casamento limitam os momentos dignos de fotografia.
d. casamento é uma segunda etapa a vida que também merece ser fotografada.
e. casamento é uma cerimônia que exige fotografias exclusivas.


Fonte:Blog das nossas aulas.


Luciane.

Desafio:Spaece 2011 -9º ano

Preparação Intensiva Spaece:
O Feitiço do sapo
Eva Furnari
Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio. Ele é um sujeito cheio de idéias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra lá de doida, que só falta voar. O povo da cidade conta mais de mil casos de Zóio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer “boas ações”. Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste canção. Zóio parou e pensou: que pena, uma moça tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um príncipe encantado. Isto não era justo. Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zóio se pôs a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou muito para encontrar uma solução e finalmente teve uma grande idéia de jerico: foi até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da casa dela.
FURNARI, Eva. O feitiço do sapo. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 4 e 5. Fragmento.
Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é
1.maldosa
2.absurda.
3.perigosa
4.secreta.
Mãos à água!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes.
Revista CHC 176 :: Janeiro/ Fevereiro de 2007 Adriana Bonomo e José Marcos Cunha
No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elas refere-se a
a)mãos.
b)águas.
c)bocas.
d)refeições.
Urso é condenado por roubo de mel na Macedônia
O sabor de mel foi tentador demais para um urso na Macedônia, que atacou várias vezes as colméias de um apicultor.
Agora, o animal tem ficha na polícia. Foi condenado por um tribunal por roubo e danos.
O caso foi levado à Justiça pelo apicultor irritado depois de um ano de tentar, em vão, proteger suas colméias.
Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam ou tocar músicas folclóricas sérvias. Mas quando o gerador ficava sem energia e a música acabava, o urso voltava e lá se ia o mel novamente.
“Ele atacou as colméias de novo”, disse o apicultor Zoran Kiseloski.
Como o animal não tinha dono e é uma espécie protegida, o tribunal ordenou ao Estado pagar uma indenização por prejuízos causados pela destruição de colméias, no valor de US$ 3,5 mil.
O urso continua à solta em algum lugar da Macedônia.
O que é um apicultor?
a)Homem irritado
b)Morador de Macedônia
c)Caçador de urso
d)Criador de abelhas
Desejo de genro
Sogrinha, eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela.
— Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?
— Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.
Calendário 2008 – Ed. Boa Nova Com. Livros Religiosos Ltda. - EPP
O que dá um tom divertido a esse texto?
a)A existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra
b)A gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer
c) O genro chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela
d) O genro comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra.
O Fazendeiro, seu Filho e o Burro
Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada, encontraram umas moças que riram e zombaram deles:
– Já viram que bobos? Andando a pé, quando deviam montar no burro?
O fazendeiro, então, ordenou ao filho:
– Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos.
O filho assim o fez. Daí a pouco, passaram por uma aldeia (...) e uns velhos que comentaram:
– Ali vai um exemplo da geração moderna: o rapaz, muito bem refestelado no animal, enquanto o velho pai caminha, com suas pernas fatigadas.
– Talvez eles tenham razão, meu fi lho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé.
Trocaram então as posições.
Alguns quilômetros adiante, encontraram camponesas, as quais disseram:
– A crueldade de alguns pais para com os filhos é tremenda! Aquele preguiçoso, muito bem instalado no burro, enquanto o pobre fi lho gasta as pernas.
– Suba na garupa, meu filho. Não quero parecer cruel, pediu o pai.
Assim, ambos montados no burro, entraram no mercado da cidade.
– Oh!! Gritaram outros fazendeiros que se encontravam lá. Pobre burro, maltratado, carregando uma dupla carga! Não se trata um animal desta maneira. (...) Deviam carregar o burro às costas, em vez de este carregá-los.
O fazendeiro e o filho saltaram do animal e carregaram-no. Quando atravessavam uma ponte, o burro, que não estava se sentindo confortável, começou a escoicear com tanta energia que os dois caíram na água.
Fábulas de Esopo. www.clubedobebe.com.br
O problema que dá origem à essa história é
a)o burro estava muito cansado de caminhar.
b)o fazendeiro e seu filho precisavam chegar rapidamente ao Mercado da Cidade.
c)o fazendeiro e seu filho queriam agradar a todas as pessoas e não conseguiam
d)o burro estava sendo muito maltratado.
A pipa Pepita
Zezito era o dono de Pepita, uma pipa verde e rosa, de carinha graciosa.
Zezito preparou Pepita para concorrer no grande campeonato de pipas. Fitas coloridas saíam de suas pontas.
O dia amanheceu. O Sol estava forte e o céu azul. De toda parte chegava gente grande, gente pequena, com suas pipas de todos os jeitos. Tinha pipa-estrela, pipa-bicho, pipas de todos os jeitos.
Um apito deu o sinal e as pipas voaram no céu. Ele ficou colorido, como um dia de carnaval. Pepita foi subindo...
Passou por várias nuvens e deixou as outras pipas para trás. Lá no alto, Pepita gritou:
- Até um dia, Zezito! Vou fazer um grande vôo.
Se você olhar para o céu nas noites estreladas, verá Pepita, com seus cabelos de fita...
GOES, Lúcia Pimentel. A pipa Pepita. São Paulo: Scipione, 1988.
No trecho “Ele ficou colorido, como um dia de carnaval (...)”, a palavra destacada pode ser substituída por
a)céu
b)sol.
c)dia.
d)apito
O CÁGADO NA FESTA DO CÉU

Certa vez houve uma grande festa no céu para a qual foram convidados os bichos da floresta. Todos se encaminharam para lá, e o cágado também – mas este era vagaroso demais, de modo que andava, andava, e não chegava nunca.
A festa era só de três dias e o cágado nada de chegar. Desanimado, pediu a uma garça que o conduzisse às costas. A garça respondeu:
– Pois não. E o cágado montou.
A garça foi subindo, subindo, subindo. De vez em quando perguntava ao cágado se estava vendo a terra.
– Estou, sim, mas lá longe.
A garça subia mais e mais.
– E agora?
– Agora já não vejo o menor sinalzinho de terra.
A garça, então, que era uma perversa, fez uma reviravolta no ar, desmontando o cágado. Coitado! Começou a cair com velocidade cada vez maior. E enquanto caía, murmurava:
– Se eu desta escapar, léu, léu, léu, se eu desta escapar, nunca mais ao céu me deixarei levar.
Nisto avistou lá embaixo a terra. Gritou:
– Arredai-vos, pedras e paus, senão eu vos esmagarei! As pedras e paus se afastaram e o cágado caiu. Mesmo assim arrebentou-se todo, em cem pedaços.
Deus, que estava vendo tudo, teve dó do coitado. Afinal de contas aquela desgraça tinha acontecido só porque ele teimou em comparecer à festa no céu. E Deus, juntou outra vez os pedaços.
É por isso que o cágado tem a casca feita de pedacinhos emendados uns nos outros.

Monteiro Lobato. Histórias de Tia Nastácia. Obras Completas, v.3.

O autor dá sua opinião sobre a garça em
a)“A garça respondeu: – Pois não.”.
b)“A garça foi subindo, subindo, subindo
c)A garça, então, que era uma perversa,”.
“A garça subia mais e mais.”.

Luciane.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

2º Simulado Spaece:Você de olho no computador.


Amanhã será mais um grande dia!!!!Todos os alunos da escola Padre Amorim estarão participando do II Simulado Spaece 2011.A escola estará oferecendo uma boa premiação para as turmas que mais se destacarem.Garanta o seu lugar nessa grande conquista.
Acreditamos em vocês!!!

Luciane.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade de correção:Redação - 2º ano

EXEMPLO DE REDAÇÃO MAL FEITA E PROPOSTA DE REDAÇÃO



A REDAÇÃO A SEGUIR, PRODUZIDA POR UM CANDIDATO A UMA VAGA EM CONCURSO VESTIBULAR, FOI ANALISADA NO LIVRO REDAÇÃO E TEXTUALIDADE, DE MARIA DA GRAÇA COSTA VAL


Violência Social

A Violência em nosso país esta a cada dia que passa se acentuando mais, isto devido a diversos fatores podemos citar o fator econômico a ganância do homem pelo dinheiro, o desemprego dos pais, a falta de moradias, alimentação e educação impedem o de criar seu filhos dignamente daí a grande violência da sociedade o menor abandonado, que sozinho sem ter uma mão firme que o conduza pela vida, parte para o crime e roubo na tentativa de sobreviver.

A falta de terra para nossos índios contribuindo para extinção da espécie. A matança sem controle de nossos animais, a poluição de nossas águas pelas industrias e a destruição de nossas matas em nome de um progresso uma tecnologia importada a custo do sacrifício econômico financeiro de nosso povo.

O homem se esqueceu dos fatores básicos para sua sobrevivência em nossa sociedade, a alimentação o trabalho e educação que cada dia que passa se torna mais difícil, a sua história é o oxigênio que é fator principal para sobrevivência de qualquer ser, tudo isso pelo dinheiro, pela maquina que apaixona tornando cego para necessidades primarias da vida.

O homem caminha para sua própria destruição.

QUESTÃO 01

Tendo em vista os principais problemas que a redação apresenta (organização, e articulação da informação e dos conceitos, uso da escrita culta), REESCREVA-A ,corrigindo os erros apontados.

Turma do Litviva.

De olho nas atividades - 2º ano

Estamos oferecendo a vocês algumas sugestões de atividades.Os créditos não são nossos, são da professora Magali Moura.

PROPOSTA 1

TEXTO 01

O QUE É BIOSSEGURANÇA?

Ciência surgida no século XX, visa o controle e a minimização de riscos vindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente.
No Brasil, a legislação de biossegurança engloba apenas a tecnologia do DNA ou RNA recombinante estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados ( OGMs ).
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do Homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

TEXTO 02

ENTENDA O QUE É A LEI DE BIOSSEGURANÇA

A Lei de Biossegurança tenta regulamentar duas polêmicas de uma só vez --a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados e a pesquisa com células-tronco.
Os transgênicos são aqueles produtos acrescidos de um novo gene ou fragmento de DNA para que desenvolva uma característica em particular, como mudanças do valor nutricional ou resistência a pragas.
A polêmica em torno do plantio e da comercialização dos transgênicos passa pelos campos econômico, social e ambiental. Os defensores dos OGM argumentam que a biotecnologia aumentaria a produção de alimentos, o que, por sua vez, reduziria a quantidade de brasileiros vítimas da fome.
No outro lado, estão os críticos dos transgênicos. Ambientalistas e algumas organizações de cientistas argumentam que seus efeitos na saúde humana e no meio ambiente ainda são desconhecidos.
O texto da lei define que a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) deve analisar tecnicamente o pedido para o plantio dos transgênicos. E um conselho de 11 ministros, por fim, vai analisar se permite ou não a comercialização desses produtos.

TEXTO 03
CÉLULAS-TRONCO

A outra polêmica refere-se às pesquisas científicas com células-tronco. Essas células são como curingas, ou seja, células neutras que ainda não possuem características que as diferenciem como uma célula da pele ou do músculo, por exemplo, e que podem ser usadas para gerar um outro órgão.
Hoje, as pesquisas no país se restringem às células da medula óssea e do cordão umbilical. Mas essas células originam apenas alguns tecidos do corpo.
A lei, aprovada pelo Senado, permite a pesquisa em células-tronco de embriões obtidos por fertilização in vitro e congelados há mais de três anos. Mas, para que o estudo seja feito, os pais devem autorizar a pesquisa expressamente.
Atualmente, esses embriões, ao completarem quatro anos de congelamento, são descartados. Essas células, ao contrário das provenientes da medula e do cordão umbilical, se mostram mais eficazes para formar qualquer tecido do corpo.

EM PROSA, ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO, POSICIONANDO-SE
ACERCA DESSA POLÊMICA. COM BASE NOS TEXTOS ACIMA FUNDAMENTE SUAS IDÉIAS.... LEMBRE-SE QUE ESSE TEXTO SERÁ ELABORADO PARA JOVENS ESTUDANTES
DO ENSINO MÉDIO , ENCONTRO DE CIÊNCIAS PROMOVIDO PELA UFC.



· PROPOSTA 2

TEXTO 01
Escolas islâmicas do Paquistão "criam" jovens extremistas
da Reuters, em Quetta (Paquistão)


Hamid Ullah tem 13 anos e nunca ouviu falar de Osama bin Laden. Não sabe que os Estados Unidos odeiam o vizinho Afeganistão, mas sabe que é um muçulmano. Hamid passou quase toda sua vida em uma escola islâmica do Paquistão, no mesmo tipo de escola, chamada madrassa, onde a milícia Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo) surgiu há menos de dez anos para se tornar protagonista da política internacional em 2001.

Há milhares de alunos nas madrassas paquistanesas. Os mais velhos já sabem que os Estados Unidos podem atacar o Afeganistão para caçar o militante de origem saudita Osama bin Laden, acusado de comandar os atentados de 11 de setembro contra Nova York e Washington.
Eles estão dispostos a pegar em armas para defender Bin Laden e o Taleban, o grupo que governa o Afeganistão segundo uma rígida interpretação do Alcorão.
"Bin Laden é um herói do Islã", disse Abdul Mannan, 22. "Vou lutar ombro a ombro com o Taliban se os soldados norte-americanos ousarem colocar os pés no Paquistão ou no Afeganistão."
Guerrilheiros de um grupo paquistanês pró-Taleban já começaram a se posicionar junto à fronteira para defendê-la de uma eventual invasão, segundo anunciou ontem em Quetta um líder do partido islâmico Jamiat Ulema-i-Islam.
Esse grupo radical sunita, que faz parte do Conselho de Defesa Afegão-Paquistanês, disse também que seus mujahideen (guerreiros santos) vão cercar as bases áreas do país para evitar seu uso por aviões dos EUA. A maioria desses mujahideen foi treinada no Afeganistão.

TEXTO 02

Decorar o Alcorão

Em Quetta, capital da distante província do Baluchistão, os alunos levantam ao alvorecer para rezar e passam o resto do dia recitando o Alcorão. A rotina é a mesma das outras 22 mil escolas religiosas do país. Os meninos mais novos não têm a menor idéia do que acontece do lado de fora e por isso são um campo fértil para a doutrinação.
Quase todas as escolas islâmicas, inclusive a de Baqi, estão em um ambiente de pobreza extrema, onde a vida subsidiada nas madrassas é uma ótima alternativa para os filhos de famílias numerosas.


NARRE A EXPERIÊNCIA DE UMA CRIANÇA BRASILEIRA AO DEPARAR-SE COM O MODELO DE EDUCAÇÃO NO AFEGANISTÃO.


· PROPOSTA 3

TEXTO 01
Blitz da Imigração prende 57 brasileiros

Dono de empresa de limpeza em que os imigrantes trabalham era investigado por subornar oficial de imigração
por Raimundo SantanaEditor

O Departamento de Imigração de Boston, capital de Massachusetts, está analisando a situação de cada um dos 57 brasileiros que foram presos na madrugada da última terça-feira, dia 15, quando faziam a limpeza de 28 lojas da rede de supermercados Stop Shop, em várias cidades deste estado e do vizinho estado de Connecticut.
O objetivo é definir o procedimento de deportação daqueles que estiverem ilegalmente no país. Para segunda-feira, dia 21, está marcada a primeira audiência do proprietário da empresa para a qual todos os imigrantes presos trabalhavam. José Neto, 38 anos, que morava em Allston, Massachusetts, terá audiência com o juiz Robert B. Collings, quando tomará conhecimento das acusações que existem contra ele.
No comunicado oficial emitido ontem pelo Departamento de Justiça de Boston consta que José Neto estava sendo investigado desde outubro do ano passado por subornar um oficial da imigração, ao qual pagou US$ 20 mil para a obtenção do green card dele e da mulher, e por outras infrações às leis de imigração dos EUA.



TEXTO 02
Em busca de uma vida melhor

Milhões de pessoas saem dos países pobres em direção ao mundo desenvolvido

Os movimentos migratórios não são novidades na história da humanidade. Nem os motivos pelos quais as pessoas deixa seu território. Conflito, fome, desemprego e falta de acesso a condição básicas para a sobrevivência expulsam populações internas do país de origem.
Muitas vezes sem estruturas e de maneiras desesperada, essas pessoas são arrastadas de um lugar a outro em, busca de uma vida melhor. Colocam-se em situações de risco. Que, eventualmente, acabam em frustração ou mesmo em morte.
Atualmente existem 175 milhões imigrantes espalhados pelo globo, 3% da população mundial, segundo organização das nações unidas(ONU).O movimento foi acentuado nos últimos 15 anos.
O desenvolvimento desigual entre nação atrai cada vez mais gente em direção ao mundo desenvolvido. O Estados Unidos recebem a maior parte ou35 milhões de estrangeiros. Em relação aos continentes, a imigração, cerca de 60 milhões de pessoas

ESCREVA UM ARTIGO DE OPINIÃO PARA SER PUBLICADO EM UM JORNAL BRASILEIRO SOBRE O TRATAMENTO RECEBIDO PELOS IMIGRANTES BRASILEIROS NOS EUA.



PROPOSTA 4

PESQUISA GLOBAL SOBRE DROGAS SINTÉTICAS REVELA
SIGNIFICATIVO USO E TRÁFICO DESSAS SUBSTÂNCIAS

Brasília, 09 de outubro de 2003 – A primeira pesquisa global sobre ecstasy e anfetaminas, realizada pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), revela que a produção, o tráfico e uso dessas substâncias estão crescendo em todo mundo. Na última década, as apreensões dessas drogas aumentaram dez vezes, subindo de 04 toneladas no período 1990/1991 para 40 toneladas no período 2000/2001. A produção de ecstasy e anfetaminas é estimada em mais de 500 toneladas por ano, sendo que cerca de 40 milhões de pessoas usaram essas drogas nos últimos 12 meses. Isso representa cerca de 1% da população mundial acima de 15 anos de idade (clique aqui para ler a íntegra do relatório, em inglês).
“As drogas sintéticas estão se transformando no inimigo público número um entre as substâncias ilícitas. Vistas como uma característica aceitável da cultura dancing de clubes e casas noturnas, elas estão sendo banalizadas e usadas por pessoas muito jovens”, disse o diretor-executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, durante o lançamento do relatório “Ecstasy e Anfetaminas – Pesquisa Global 2003”, em Roma (Itália). Para ele, os problemas de saúde causados por essas substâncias são “grandes e acumulativos”. O relatório ressalta que as anfetaminas podem causar dependência e diferentes tipos de psicose, e que o ecstasy acelera o processo de envelhecimento, levando a sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer.
O relatório revela um crescimento alarmante no número e tamanho de laboratórios produtores dessas substâncias, em diversos países do mundo. Ao contrário das instalações de pequeno porte desmanteladas nos últimos anos, as autoridades policiais estão encontrando laboratórios sofisticados que conseguem produzir até 1 milhão de pílulas de ecstasy por semana. Em 2001, cerca de 8.000 laboratórios clandestinos envolvidos com a fabricação de anfetaminas foram fechados, principalmente nos Estados Unidos. Entre 1991 e 2001, o número de laboratórios clandestinos envolvidos com a produção de ecstasy e fechados pela polícia subiu seis vezes.
O uso abusivo de anfetaminas e ecstasy está crescendo em termos geográficos, etários e de renda. Nos últimos 12 meses, estima-se que 34 milhões de pessoas tenham consumido anfetaminas e metanfetaminas, enquanto que 8 milhões de pessoas consumiram ecstasy _sempre na faixa etária acima de 15 anos de idade. Isso representa um número maior que o consumo combinado de cocaína e heroína, segundo o relatório do UNODC (veja o gráfico abaixo sobre a prevalência anual de drogas sintéticas, em uma seleção de países).

Trecho

ESCREVA UM TEXTO EM PROSA DO TIPO ARGUMENTATIVO COM O TEMA “O USO DAS DROGAS SINTÉTICAS ENTRE OS JOVENS” PARA SER LIDO EM UM CONGRESSO DE JOVENS PROMOVIDO PELA PREFEITURA DA SUA CIDADE.



· PROPOSTA 5

Protocolo de Kyoto
TEXTO 01

Foi realizado em dezembro de 1997, em Kyoto, no Japão, a terceira conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, com a presença de representantes de mais de 160 países. Teve os seguintes objetivos: a) fixar compromissos de redução e limitação da emissão de dióxido de carbono e outros gases responsáveis pelo efeito estufa, para os países desenvolvidos; b) trazer a possibilidade de utilização de mecanismos de flexibilidade para que os países em desenvolvimento possam atingir os objetivos de redução de gases do efeito estufa.
O mercado de CERs - Certificados de Emissões Reduzidas anda em franca expansão no Brasil. Espera-se que os países da UE estabeleçam um acordo paralelo ao protocolo global, assinado em 1997, no Japão. Com isso, o comércio dos CERs junto as nações em desenvolvimento e os critérios acumulados até então estarão assegurados.
O mundo começará a sofrer os efeitos do aquecimento do clima, e tanto consumidores quanto o mercado, darão preferências para empresas que se preocuparem com as questões ambientais

TEXTO 02

O protocolo de Kyoto entro em vigor em 16 de dezembro de 2005. Trata-se do mais específico e um dos mais importantes acordos internacionais já criados para combater uma ameaça ambiental: o amumento dos gases do efeito estufa e seus impactos no clima global.

TEXTO 03
O que é Efeito Estufa?

É um fenômeno ocasionado pela concentração de gases (como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os clorofluorcarbonos - estes últimos resíduos de produtos industrializados) na atmosfera, formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e que absorve grande parte do calor emitido pela superfície da Terra.
Os clorofluorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química, são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada em sua maior parte por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

FAÇA UMA DESCRIÇÃO EVIDENCIANDO OS PROBLEMAS QUE O EFEITO PROVOCA NAS CIDADES (ZONAS URBANAS).


PROPOSTA 6

A QUEM INTERESSA A TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO??
Por Marcus Mota, pré-coletivo CMI Aracaju 15/05/2005 às 21:52


Uma avalanche de informações ameeaça nos sufocar a todo instante. Digo isso por que moro aqui em Sergipe, um dos estados "doadores" da bendita água que possívelmente irá salvar a pele de muitos nordestinos que sofrem durante séculos nas mãos de fazendeiros, usineiros, latifundiários, governadores, prefeitos e toda essa corja...


RECENTEMENTE HOUVE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA onde estavam presentes o Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes e o Governador do estado, João Alves. A mídia sergipana enalteceu de forma brilhante a altivez e destreza do governador em relação à transposição do Velho Chico. Se alguém já percebeu, tem até uns “outdoors” pela cidade com os dizeres em letras garrafais: “João é quem defende sergipe!”. A transposição de águas do Rio São Francisco é um projeto que gera muita polêmica. Constitui, basicamente, na utilização das águas do rio para a perenização de rios e açudes da Região Nordeste durante os períodos de estiagens. Os Estados beneficiados seriam: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e por isso a idéia é defendida pelos políticos destes Estados, já os políticos de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Sergipe não a aceitam bem, preocupados com os efeitos em seus Estados. Mas é claro que o nosso governador não é a melhor pessoa pra falar em água. Basta dar uma olhada nos seus “projetos de irrigação” como o CALIFÓRNIA que favorece apenas a latifundiários e sua estapafúrdia estratégia de campanha de seu último mandato quando disse que Aracaju não sofreria com falta d'água por pelo menos vinte anos. As provas técnicas e os argumentos contra o projeto, feitas principalmente por estudiosos, apontam para o eminente fracasso do Governo Federal. Mas, quando figuras como João Alves e Antonio Carlos Magalhães se põem “ao lado do povo” sem estarmos em plena campanha eleitoral há que se duvidar. É claro que eles e toda a direita brasileira estão adorando essa oportunidade de ouro para “descer o cacete” no Governo Lula. A pergunta que fica no ar é: O problema todo é o projeto mesmo, ou quem está à frente dele dessa vez? Ou seja, a transposição é ruim por si só ou por que representaria um trunfo fantástico na manga do presidente Lula para a sucessão presidencial de 2006? Então é bom catar tudo o que dizem a respeito, analisar, pesar os prós e contras e não sair assinando abaixo-assinado contra a transposição sabendo só o que passou na TV.


ESCREVA UMA CARTA RELATANDO A SUA OPINIÃO ACERCA DESTA POLÊMICA, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É MORADOR DO ESTADO DO CEARÁ E SUA CARTA SERÁ ENTREGUE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.



PROPOSTA 7

O que é o FSM? / O que é o Fórum Social Mundial?

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ongs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.
Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.
Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

· Enfim, com um mundo mais solidário, outro mundo é possível, sem o poder sanguinário do presidente Bush e a ganância dos grandes detentores do capital estrangeiro, que em suas investidas matam vidas. Raimundo Dumas Filho Assistente administrativo

· Mas o espaço democrático do Fórum Social está além disso. Aqui há espaço para todos/as. Não importa a “tribo” ou crença. Estar no Fórum Social é estar num ambiente sem fronteiras, pela mistura de idiomas, sotaques e causas sociais tão distintas. O calor humano que envolve pessoas de lugares longínquos faz com que toda a gente se entenda, mesmo não compartilhando a mesma língua, pois embora diferente, luta pelo mesmo ideal: uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais humana, mais sustentável. Maria Eugênia Brasil, de Porto Alegre.


PARA VOCÊ, O QUE SIGNIFICA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL?

REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO COM SUA OPINIÃO COMO RESPOSTA À PERGUNTA ACIMA.



PROPOSTA 08

O Tsunami
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus na escala Richter foi registado nas profundidades do oceano Índico, ao lado da ilha Sumatra. O tremor, que deslocou o fundo do mar, provocou o aparecimento de uma onda gigante que varreu parte do litoral da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Malásia e ilhas maldivas. A onda chego ate a costa leste africana, gerando destruição nas ilhas Seychelles, nas Somália, no Quênia e na Tailândia.

Mortos e desabrigados
Estima-se em cerca de 295 mil o número de mortos, mas pode ser mais. Milhares de corpos foram levadas pela águas ou enterrados sem identificação. Três meses depois da tragédia, ainda havia mais de 600 mil desabrigados.

Conseqüências
Após as tragédia, o pagamento da divida externa dos países atingidos foi suspenso por um ano. A Alemanha prometeu construir um sistema de alerta no oceano Índico, a exemplo do que já no pacífico, para avisar as populações da iminência de tsunamis. Na Indonésia e no Sri Lanka, rebeldes separatista juntaram –se aos governo e ás organizações humanitárias para recuperar as zonas atingidas.

Causas
O tremor foi provocado pelo choque entre a placa Indo-Australiana e da Birmânia. A força liberada deslocou enorme volume de águas que formou a onda gigantesca que, ao atingir o litoral da Ásia e da África, chegava a 15 metros de altura.

Tsunami no passado
Foram encontrados vestígios de um tsunami ocorrido 65 milhões de anos atrás que afetou a casta brasileira. Supõe-se que tenha sido causado pelo impacto de um asteróide na península de Yucatan, no México.

O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVERIA SER FEITO PARA AS CIDADES E PESSOAS
AFETADAS POR ESSA TRAGÉDIA ? REPONDA A ESTA PERGUNTA,
FUNDAMENTANDO ARGUMENTOS SÓLIDOS EM SEU TEXTO.


Turma do Litviva.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

De olho no vestibular da Urca!!!!!!1

Simulados

Questões retiradas do site do Cursinho:Objetivo

1) Texto para as questões de 1 a 8.

''O enterro foi feito no dia imediato e a casa de Albernaz esteve os dous dias cheia, como nos dias de suas melhores festas. Quaresma foi ao enterro; ele não gostava muito dessa cerimônia; mas veio, e foi ver a pobre moça, no caixão, coberta de flores, vestida de noiva, com um ar imaculado de imagem. Pouco mudara, entretanto. Era ela mesma ali; era a Ismênia dolente e pobre de nervos, com os seus traços miúdos e os seus lindos cabelos, que estava dentro daquelas quatro tábuas. A morte tinha fixado a sua pequena beleza e o seu aspecto pueril; e ela ia para a cova com a insignificância, com a inocência e a falta de acento próprio que tinha tido em vida.
Contemplando aqueles tristes restos, Quaresma viu o caixão do coche parar na porta do cemitério, atravessar pelas ruas de túmulos - uma multidão que trepava, se tocava, lutava por espaço, na estreiteza da várzea e nas encostas das colinas. Algumas sepulturas como se olhavam com afeto e se queriam aproximar; em outras, transparecia repugnância por estarem perto. Havia ali, naquele mudo laboratório de decomposições, solicitações incompreensíveis, repulsões, simpatias e antipatias; havia túmulos arrogantes, vaidosos, orgulhosos, humildes, alegres e tristes; e de muitos, ressumava o esforço, um esforço extraordinário, para escapar ao nivelamento da morte, ao apagamento que ela traz às condições e às fortunas.
Quaresma ainda contemplava o cadáver da moça e o cemitério surgia aos seus olhos com as esculturas que se amontoavam, com vasos, cruzes e inscrições, em alguns túmulos; noutros, eram pirâmides de pedra tosca, retratos, caramanchões extravagantes, complicações de ornatos, cousas barocas e delirantes, para fugir ao anonimato do túmulo, ao fim dos fins.
As inscrições exuberam: são longas, são breves; têm nomes, têm datas, sobrenomes, filiações, toda a certidão de idade do morto que, lá em baixo, não se pode mais conhecer e é lama pútrida.''
(Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma)

I. 'A morte tinha fixado a sua pequena beleza e o seu aspecto pueril...'

II. '...eram pirâmides de pedra tosca, retratos, caramanchões extravagantes...'

III. '...não se pode conhecer e é lama pútrida.'

Nos trechos acima, as palavras destacadas significam, respectivamente:
infantil, galpões de ripa, preta.
ingênuo, salões de baile, podre.
infantil, galpões de ripa, podre.
juvenil, salões de baile, preta.
senil, galpões de ripa, podre.
2) Qual o único período em que o verbo não é de ligação?
'...a casa de Albernaz esteve os dous dias cheia...'
'Era ela mesma ali...'
'Era a Ismênia dolente e pobre de nervos...'
'...que estava dentro daquelas quatro tábuas.'
...são longas...
3) No período '...havia túmulos arrogantes, vaidosos, orgulhosos, humildes, alegres e tristes...', o verbo haver é empregado:
no lugar do verbo ter, por isso pode ser usado tanto no singular quanto no plural.
como verbo impessoal, no sentido de 'existir'; por isso, só pode ser empregado na 3ª pessoa do singular.
como verbo impessoal em lugar de existir, por isso deveria ser empregado no plural, ou seja, haviam, porque concorda com o sujeito composto.
no singular porque o sujeito é simples.
no singular porque está substituindo fazia, indicando tempo.
4) Com base no texto, é incorreto afirmar:
'Quaresma foi ao enterro...' - o sujeito é simples, expresso pelo nome Quaresma.
'...e foi ver a moça, no caixão...' - o sujeito dessa oração está elíptico.
'...e se queriam aproximar...' - o sujeito está elíptico e se encontra presente no contexto.
'...em outras, transparecia repugnância...' - o sujeito está elíptico e só pode ser depreendido do contexto.
'...o cemitério surgiu aos seus olhos...' - o sujeito é simples, expresso pelo substantivo cemitério.
5) O termo destacado é responsável pela pessoa em que o verbo se encontra em:
'com a inocência e a falta de acento próprio que tinha tido em vida.'
'Havia ali, naquele mudo laboratório de decomposições, solicitações incompreensíveis, repulsões, simpatias e antipatias.'
'...e de muitos ressumava o esforço, um esforço extraordinário...'
'As inscrições exuberam: são longas...'
'...têm datas, sobrenomes, filiações...'
6) Nas alternativas seguintes, as palavras destacadas têm a mesma função sintática, exceto em:
'...com a inocência e a falta de acento próprio que tinha tido em vida.'
'...para escapar ao nivelamento da morte, ao apagamento...'
'...para escapar ao nivelamento da morte, ao apagamento...'
'...que ela traz às condições e às fortunas.'
'...que ela traz às condições e às fortunas.'
7) Assinale a alternativa em que o termo em negrito expressa um modo de ação.
'Quaresma foi ao enterro...'
'...e ela ia para a cova com a insignificância, com a inocência...'
'...viu o caixão do coche parar na porta do cemitério, atravessar pelas ruas dos túmulos...'
'...viu o caixão do coche parar na porta do cemitério, atravessar pelas ruas dos túmulos...'
'Algumas sepulturas como se olhavam com afeto e se queriam aproximar...'
8) '...mas veio, e foi ver a pobre moça, no caixão, coberta de flores, vestida de noiva, com um ar imaculado de imagem.'
A função sintática do termo destacado na frase acima é a mesma do que vem destacado em:
'Ocorre-me uma reflexão imoral, que é ao mesmo tempo uma correção de estilo.' (Machado de Assis)
'Eram sólidos e bons os móveis, de jacarandá lavrado, e todas as demais alfaias...' (Machado de Assis)
'Ultimamente, restituído à forma humana, vi chegar um hipopótamo que me arrebatou.' (Machado de Assis)
'O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio...' (Lima Barreto)
'Cresci; e nisso é que a família não interveio; cresci naturalmente, como crescem as magnólias e os gatos.'
9) Sobre as cantigas de amigo, só não se pode dizer que:
a mulher aparece, explícita ou implicitamente, integrada à natureza, na fonte ou na romaria, no rio ou na praia.
se caracterizam por um terno realismo, exprimindo singelos quadros sentimentais, dramas e situações da vida amorosa de moças do povo.
discursa nelas uma voz feminina que recorre a sentimentos essenciais e constantes da afetividade humana.
são de origem provençal e têm como tema constante a coita, ou seja, o sofrimento ocasionado pelo amor não-correspondido.
se compõem, em geral, de versos paralelísticos acompanhados de refrão.
10) Considere as seguintes afirmações sobre a lírica de Camões.

I. Embora tenha sido o maior mestre, em Portugal, do novo estilo renascentista, elaborado na 'medida nova', compôs também numerosos poemas em formas tradicionais, na chamada 'medida velha'.

II. Encontram-se em seus poemas amargas reflexões sobre o destino, o sentido da experiência e a desproporção entre os valores e os fatos.

III. Seus poemas amorosos são marcados pela espiritualização da mulher, que neles aparece despojada de qualquer atributo sensorial e, portanto, despida de qualquer sensualidade.

Quanto a essas afirmações, deve-se concluir que está(ão) correta(s):
todas.
apenas a I.
apenas a II.
apenas a I e a II.
apenas a II e a III.
11) Texto para a questão.
Estavas, linda Inês, posta em sossego,
De teus anos colhendo doce fruito (fruto)
Naquele engano da alma, ledo e cego, (alegre)
Que a Fortuna não deixa durar muito, (Destino)
Nos saudosos campos do Mondego, (rio de Coimbra)
De teus fermosos olhos nunca enxuito, (enxuto)
Aos montes insinando e às ervinhas (ensinando)
O nome que no peito escrito tinhas.
(Camões, Os Lusíadas, III, 120)

O trecho acima inicia o episódio de Inês de Castro, aquela que 'depois de ser morta foi rainha'. Sobre ele, aponte a alternativa incorreta.
Os versos correspondem à chamada 'medida nova' (decassílabos).
Os versos transcritos formam uma oitava-rima, que é a estrofe utilizada no poema.
Camões narra o fato como um episódio guerreiro dentro de Os Lusíadas.
Os três atributos destacados em Inês são a beleza, a juventude e a paixão.
A natureza é apresentada como solidária de Inês em seu amor por D. Pedro.
12) Textos para a questão.

Texto I

Mais tempo que os feitos vive a Palavra,
o que quer que seja que a língua, pelo favor
das Graças, retira da profundeza da mente.
(Píndaro - 'Nemea', IV, 6-8)

Texto II

Cara minha inimiga, em cuja mão
Pôs meus contentamentos a ventura (destino)
Faltou-te a ti na terra sepultura,
Porque me falte a mim consolação.

Eternamente as águas lograrão (possuirão)
A tua peregrina formosura,
Mas enquanto me a mim a vida dura
Sempre viva em minh'alma te acharão.

E se os meus rudos versos podem tanto (rudes)
Que possam prometer-te longa história
Daquele amor tão puro e verdadeiro,
Celebrada serás sempre em meu canto,
Porque enquanto no mundo houver memória
Será minha escritura teu letreiro. (epitáfio, inscrição que que se faz em túmulos)
(Camões)

Como se relaciona o tema do soneto de Camões com o pensamento de Píndaro?
O eu-lírico confia na imortalidade de seus versos, que guardarão para sempre a memória da amada.
As águas possuirão eternamente a beleza da musa inspiradora morta.
A mulher a quem o poeta ama viverá em sua alma enquanto ele viver.
O destino pôs os contentamentos do eu-lírico nas mãos de uma inimiga.
A ausência de sepultura para aquela a quem o texto se refere é a causa do desconsolo do poeta.
13) Assinale a alternativa incorreta sobre a obra de Gil Vicente.
Criou, em fins da Idade Média, textos poéticos (principalmente em versos redondilhos) para representações teatrais.
Suas farsas apresentam temática profana e satírica, enquanto seus autos têm caráter predominantemente religioso, sem qualquer preocupação moralizante.
Influenciou autores modernistas do século 20 como Ariano Suassuna, no Auto da Compadecida, e João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida Severina.
A crítica, em sua obra, responsabiliza os próprios indivíduos por seus vícios, e não as instituições a que pertencem.
Grande parte de suas personagens não têm nome de batismo, sendo designadas pela profissão ou tipo humano que representam.
14) ''Texto para a questão.

Sermão da Sexagésima

Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos? Um estilo tão empeçado [transtornado], um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado [contrário] a toda a arte e a toda a natureza? Boa razão é também esta. O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Por isso Cristo comparou o pregar ao semear. [...] Compara Cristo o pregar ao semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte. [...]
[...]
Já que falo contra os estilos modernos, quero alegar por mim o estilo do mais antigo pregador que houve no Mundo. E qual foi ele? - O mais antigo pregador que houve no Mundo foi o Céu. [...] Suposto que o Céu é pregador, deve ter sermões e deve ter palavras. [...] E quais são estes sermões e estas palavras do Céu? - As palavras são as estrelas, os sermões são a composição, a ordem, a harmonia e o curso delas. [...] O pregador há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. [...] Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia, de outra há de estar noite? Se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão de estar sempre em fronteira com o seu contrário? [...]
[...]
Mas dir-me-eis: Padre, os pregadores de hoje não pregam do Evangelho, não pregam das Sagradas Escrituras? Pois como não pregam a palavra de Deus? - Esse é o mal. Pregam palavras de Deus, mas não pregam a palavra de Deus.'' (Padre Antônio Vieira)

Observe o estilo utilizado por Vieira no desenvolvimento de seu sermão e assinale a opção incorreta.
As interrogações constantes têm a finalidade de direcionar o pensamento do ouvinte e encadear suas idéias.
Mencionam-se passagens bíblicas que se relacionam com o tema.
Ao empregar a expressão 'xadrez de palavras', Vieira critica o conceptismo barroco.
Em 'branco' versus 'negro', 'dia' versus 'noite', o autor dá exemplos do que seria o abuso de antíteses.
No final do texto há um jogo com o vocábulo palavra, no qual se distinguem sentidos através da contraposição de singular e plural, com presença ou ausência de artigo.
15) Texto para as questões de 15 a 20.

Já, já me vai, Marília, branquejando
Louro cabelo, que circula a testa;
Este mesmo, que alveja, vai caindo,
E pouco já me resta.

As faces vão perdendo as vivas cores,
E vão-se sobre os ossos enrugando,
Vai fugindo a viveza dos meus olhos;
Tudo se vai mudando.

Se quero levantar-me, as costas vergam;
As forças dos meus membros já se gastam;
Vou a dar pela casa uns curtos passos,
Pesam-me os pés e arrastam.

Se algum dia me vires desta sorte,
Vê que assim me não pôs a mão dos anos:
Os trabalhos, Marília, os sentimentos
Fazem os mesmos danos.

Mal te vir, me dará em poucos dias
A minha mocidade o doce gosto;
Verás brunir-se a pele, o corpo encher-se,
Voltar a cor ao rosto.

No calmoso verão as plantas secam; (caloroso)
Na primavera, que os mortais encanta,
Apenas cai do céu o fresco orvalho,
Verdeja logo a planta.

A doença deforma a quem padece;
Mas logo que a doença faz seu termo,
Torna, Marília, a ser quem era dantes
O definhado enfermo.

Supõe-me qual doente, ou qual a planta,
No meio da desgraça que me altera:
Eu também te suponho qual saúde,
Ou qual a primavera.

Se dão esses teus meigos, vivos olhos
Aos mesmos astros luz e vida às flores, (próprios)
Que efeito não farão em quem por eles
Sempre morreu de amores?
(Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu, Segunda Parte, Lira IV)

Na primeira estrofe, sempre se dirigindo a Marília, o poeta apresenta-se:
desprezado e desesperançado.
senil e arrependido.
grisalho e calvo.
empobrecido e feio.
convalescente e de aspecto envelhecido.
16) 'Já, já', no primeiro verso, equivale à locução adverbial:
'de vez em quando'.
'frequentemente'.
'dentro em breve'.
'paulatinamente'.
'pouco provavelmente'.
17) Lendo a quarta estrofe, percebemos que, nas três primeiras,
descreve-se a lastimável decadência física em que se encontra o poeta.
transparece tão-somente o desespero emocional do poeta.
há uma imaginativa antevisão da precoce decadência física do eu-lírico.
revela-se uma surpreendente constatação da decadência psicológica do poeta.
há a descrição de um pesadelo provocado pelo estado de angústia do autor.
18) Versos adiante, vamos encontrar duas imagens que podem ser entendidas como síntese das três primeiras estrofes. São elas:
primavera e verão.
saúde e planta.
mocidade e orvalho.
flores e amores.
verão e doença.
19) 'Mal te vir, me dará em poucos dias
A minha mocidade o doce gosto'
Entende-se que:
a visão da própria degenerescência daria motivação ao poeta para recobrar suas forças e sua vontade de viver.
a presença de Marília é que provocou todos os males de que padece o poeta.
bastaria ao poeta ver Marília para conseguir súbito rejuvenescimento.
só longe de Marília o poeta encontrará tranquilidade e poderá recuperar sua juventude.
a visão, isto é, a consciência de sua infelicidade amorosa, só faz aumentar o infortúnio do poeta.
20) O exagero é bem próprio dos amantes e dos poetas. E Gonzaga, tão poeta quanto amante, utiliza esse recurso. A hipérbole foi utilizada nos versos:
'Vou a dar pela casa uns curtos passos,
Pesam-me os pés e arrastam'.
'No calmoso verão as plantas secam'.
'Mas logo que a doença faz seu termo,
Torna, Marília, a ser quem era dantes
O definhado enfermo'.
'As forças dos meus membros já se gastam'.
'...dão esses teus meigos, vivos olhos
Aos mesmos astros luz e vida às flores...'
21) Em cada uma das alternativas abaixo há um adjetivo e, ao lado dele, um verso de Gonzaga cujo sentido corresponde ao adjetivo. Assinale a alternativa em que tal correspondência não foi observada.
Alquebrado: 'Se quero levantar-me as costas vergam'.
Encarquilhado: 'E vão-se sobre os ossos enrugando'.
Macilento: 'As faces vão perdendo as vivas cores'.
Encanecido: 'Vai fugindo a viveza dos meus olhos'.
Trôpego: 'Pesam-me os pés e arrastam'.
22) Texto para as questões 22 a 24.
A Jesus Cristo, Nosso Senhor

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido; (1)
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada (2)
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

(Gregório de Matos)

(1) me (hei) despido: me despojei, me privei
(2) cobrada: recuperada

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
O poeta, ao dirigir o seu pedido de perdão a Jesus Cristo, tem a certeza de que será atendido, já que, em vida, portou-se como uma ovelha em busca da glória.
O texto apresenta uma visão fatalista do perdão divino: os atos praticados na Terra é que nos habilitam a ele, afastando-se qualquer possibilidade de argumentação na hora do nosso juízo final.
O perdão divino só é concedido se a medida do pecado e a do arrependimento forem proporcionais: quanto maior o pecado, maior deve ser o arrependimento.
Ao se comparar à ovelha desgarrada da sacra história, o poeta já antecipa o que ele espera de Nosso Senhor Jesus Cristo e não admite outra solução para o seu destino.
O pecador, ao se arrepender, deve apresentar um comportamento ainda mais irrepreensível que os demais homens, porque, senão, poderá perder definitivamente a glória divina.
23) Considere as seguintes afirmações sobre o soneto de Gregório de Matos.

I. O poema é predominantemente narrativo, já que o poeta procura narrar sua vida virtuosa na Terra, a fim de obter o perdão divino.

II. O poema estabelece, tacitamente, uma relação de existência entre o pecador e aquele que perdoa: a prática do pecado é que justifica a prática do perdão; o segundo não existiria sem o primeiro.

III. O soneto é argumentativo e apresenta um raciocínio lógico em que o poeta apresenta a Nosso Senhor Jesus Cristo a plausibilidade de sua salvação.

IV. O poeta, ao longo do soneto, descobre que seu raciocínio é falho. Assim, os dois últimos versos revelam sua insubordinação e revolta diante da fragilidade de seus argumentos e da infinita sabedoria divina.

Está correto o que se afirma em:
todos os itens.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
nenhum item.
24) Os versos 'Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, / Da vossa alta clemência me despido':
atestam um raciocínio linear, cuja lógica se baseia na relação sintática estabelecida pela conjunção mas.
apresentam um raciocínio que será contradito ao longo do poema, jogo retórico que o poeta utiliza para obter o perdão divino.
demonstram já a fragilidade do raciocínio e da argumentação do poeta para conseguir o perdão divino.
adiantam, pela coerência de raciocínio, que o poeta vai procurar obter o perdão divino na evidência dos fatos que comprovam a autenticidade do seu arrependimento.
encerram um tipo de raciocínio opositivo que vai se repetir nos versos 3-4, 5-6 e 7-8.
25) Assinale a frase que não apresenta ambiguidade:
'Acabamos com o último bloqueio que você tinha com computadores. Leasing, cartão, em três prestações ou à vista.'
'No Brasil, os meninos de rua recebem bala gratuitamente.'
'Hoje você é uma uva. Mas, cuidado, uva passa.'
'Pare de fumar correndo.' (Campanha contra o fumo).
'Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital.'
26) I. Partindo da descoberta de um único princípio - a Lei da Gravidade -, Isaac Newton praticamente criou toda uma nova disciplina, a Dinâmica: nada menos que as leis que governam todo o movimento dos corpos no Universo e sua interação. Tornou-se possível prever medidas de tempo, espaço, peso com exatidão inédita e, assim, nasceu uma visão científica batizada de 'determinismo'.
(Revista Superinteressante)

II. Há uma grande diferença entre as duas posições: dizer-se ateu é recusar a existência de um Deus, enquanto o agnosticismo ('sem conhecimento', em grego) significa admitir apenas que não se sabe nada sobre dimensões sobrenaturais do Universo.
(Revista Superinteressante)

As funções da linguagem que predominam nos trechos dados são, respectivamente:
metalinguística e fática.
referencial e conativa.
emotiva e poética.
conativa e metalinguística.
referencial e metalinguística.
Luciane.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mais uma vitória!!!!!

O projeto Literatura Viva teve hoje uma imensa surpresa:fomos escolhidos como projeto financiável para 2012.O tema do nosso projeto será Variação Linguistica.Ficamos muito felizes por termos vencido e acreditamos ser mais um grande desafio para a turminha do Litviva;porém não temos medo do trabalho e confiamos na nossa equipe.
Veja o resumo do nosso projeto.
CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Ao longo das últimas décadas, um novo tipo de leitor, de leitura e escrita tem se formado em decorrência de uma nova realidade que surge com o aparecimento da linguagem digital. Necessário se faz, portanto, um trabalho voltado para a motivação do educando no que se refere aos aspectos literários e linguísticos.
Diante disso, o professor precisa estimular a criatividade do aluno desenvolvendo atividades de leitura relacionados ao seu dia a dia. Assim, a sala de aula se tornará um espaço reflexivo sobre várias temáticas de interesse do professor e do aluno como sujeitos participativos.
O Projeto Língua Viva: A Literatura e as variações linguísticas em foco. Em 2011 abordou o tema: Lima Barreto, experiências que deixaram histórias. Justamente porque a sua vida foi marcada por problemas decorrentes do alcoolismo e preconceito racial, temas do nosso interesse pois temos uma clientela que faz parte de uma sociedade onde o preconceito, historicamente evidenciado, ainda vigora em nosso meio. Assim, como o alcoolismo que vem despertando e divertindo os nossos jovens de maneira assustadora. Nesse sentido cabe a escola analisar a problemática e incentivar os alunos a fazerem o que é certo, contribuindo para a formação de uma nova geração consciente e atuante.
Assim sendo, foram indicados livros relacionados ao tema para a leitura e socialização na comunidade em forma de teatro, edições de vídeo, do documentário, maquetes e apresentações de pesquisas, onde os alunos foram orientados pelos professores coordenadores do projeto na realização das atividades proposta através de contato direto ou por e-mail.
Em 2012 o referido projeto estará voltado para o estudo das variações linguísticas existentes entre a língua falada e a língua escrita nas varias situações de uso. Dando enfase ao estudo da linguagem nas obras de Graciliano Ramos, Domingos Olímpio, João Cabral de Melo Neto, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz e outros. As variedades linguísticas também serão analisadas em músicas e em situações sócio – interacionista.
Em síntese, é a partir desse projeto que pretendemos contribuir para formação da cidadania e para a valorização da diferença.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Literatura X Língua Viva, direcionado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio e EJA tem como proposito maior intensificar as atividades de leitura, interpretação e produção textual, a partir de atividades que preparem o aluno para atuar em uma sociedade onde a revolução tecnológica faz com as informações sejam rapidamente superadas em decorrência das novas tecnologias de informação e comunicação.
As ações do projeto estarão assim voltadas para a transformação de um indivíduo consciente do seu papel de transformados do conhecimento, onde o estudo da Língua Portuguesa estará centrado na preparação para o uso das linguagens como forma de manifestar o conhecimento apreendido, o qual será expandido à COMUNIDADE, através das ações desenvolvidas pela clientela escolar.
É nesse contexto que o projeto se propõe a desenvolver atividades de leitura dos diversos gêneros textuais (Contos, Crônicas, poesias, romances, cordéis, memórias, biografias) na tentativa de fortalecer o desempenho do aluno nas relações família – sociedade.

OBJETIVO GERAL

- Realizar atividades inovadoras e criativas que venham despertar o gosto pela leitura e pela arte de representar, visando assim, contribuir significativamente para a melhoria do processo ensino aprendizagem e a formação do cidadão critico e atuante.


OBJETIVOS ESPECIFICO

Promover a realização de eventos que possibilite enriquecimento do currículo, desenvolvimento de habilidades, descoberta de talentos e melhoria dos níveis de desempenho dos alunos na aprendizagem.
Proporcionar aprendizagens significativas através da analise de diferentes gêneros textuais.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e comunicação.
Refletir sobre as diferenças existentes entre a língua falada e a língua escrita e suas varias situações de uso.

METAS

Envolver 100% dos alunos e parceiros da comunidade nas atividades cientificas e culturais.
Comprovar através de dados, coletas que as causas da variação linguística é decorrente do grau de escolaridade, nível socieconômico, faixa etária e o espaço Leitura e analise de poesias, crônicas, contos, romances e outros gêneros textuais;
Capacitar um grupo de alunos para trabalhar com filmagens;
Elevar os índices de proficiência dos alunos no SPAECE. Intermediário de 39% para 50%, e Adequado de 4% para 10%.


AÇÕES

Leitura e analise de poesias, crônicas, contos, romances e outros gêneros textuais;
Apresentação de obras literárias explorando a estética, temática abordados pelos autores e enredo dentro de uma perspectiva dinâmica.
Gravação em áudio de fragmentos das obras lidas.
Produção de slides e documentários que abordem as temáticas discutidas nas obras sugeridas para a leitura.
Realização da Semana Cultural com a participação da comunidade para a socialização das ações desenvolvidas pelo projeto.
Realização de palestras, seminários, gincanas e concursos baseadas nas temáticas sugeridas para estudo.
Trabalhar apostilas e projetos primeiro Aprender como prioridade para uma preparação intensiva do SPAECE.
Produção de fanzines literários.
Divulgação das ações realizadas pelo projeto no Blog LitViva.
Realização de aulas de campo para constatação do mapeamento linguístico do município.
Realização de entrevistas com moradores da comunidade para analise linguística.
Atividades de roda de leitura nas series identificadas com baixo desempenho.

METODOLOGIA

Leitura de poesias, crônicas, contos e romances;
Apresentação de obra explorando a estética literária, autores e obras;
Confecção de biografias ilustradas do autor;
Dramatização de cenas de obras lidas;
Confecção de revista em quadrinhos a partir das obras lidas;
Criação do Baú de História;
Oficinas de desenhos, nas quais são apresentados: Personagens, autores e cenários;
Produção de maquetes, panfletos, cordéis e memórias literárias;
Gravação em áudio de fragmentos das obras lidas;
Produção de slides e pequenos vídeos a partir de poemas e entrevistas;
Realização da semana cultural com a participação da comunidade local;
produção de programas de radio divulgando obras, autores, trechos de obras, notas de incentivo à leitura através de indicações de livros para a leitura;
Saraus literários e recitais envolvendo a escola e a comunidade;
Realização de Gincanas Literárias Escola X Comunidade;
Oficina de edição de vídeo capturados por celulares ou câmeras digitais e produção de vídeo;
Utilizar o blog LitViva para divulgação das atividades do projeto e interação com a comunidade através de postagem de matérias, comentários, depoimentos e etc;
Gravação de entrevistas em áudio e vídeo para a analise da variação linguística do falante;
Utilização das novas tecnologias como ferramentas didáticas em relação aos objetivos de ensino como estrategias que favorecem o aprendizado do aluno e uma preparação intensiva para o SPAECE.

RESULTADOS/DESCRITORES


Baseado nos descritores que os alunos apresentam maiores dificuldades, como por exemplo:
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D7 – Identificar a tese de um texto.
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D13 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor de um texto.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Adotar estrategias de ensino diferenciados, inovadoras e criativos, explorando textos e fragmentos de obras literárias relacionadas ao tema desse projeto, visando elevar os índices de proficiência dos alunos no SPAECE. Intermediário de 39% para 50%, e Adequado de 4% para 10%.

MATERIAL DIDÁTICO DE SER UTILIZADO NO PROJETO

- Gravador específico para o trabalho com entrevistas.
Um notebook para dinamizar as aulas e apresentação dos alunos.
Fantasias: Roupas para coreografias
Máscara de teatro
Uma mesa grande com cadeiras para a realização de momentos de leitura no pátio da escola.
Resma de papel.
Folhas duplex 02 faces.
Pinceis compactor color
Papeis veludos
Conjuntos de cola com gliter
DVD e CDs
Tubos de cola branca médios/ cola de isopor
Folhas de isopor
10 rolos de fita gomada
20 metros de TNT
Folhas de papel madeira
Cartolinas
Folhas de EVA
Folhas coloridas
Grampeador/grampos
Toner para a impressora
Pasta com elástico
Videoteca

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

O desafio de organizar a prática pedagógica realizando atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos, pressupõe uma preocupação com os seguintes pontos os quais esperamos alcançar no decorrer do desenvolvimento deste projeto: Língua Viva: A Literatura e as variações linguísticas em foco.
1- Trabalho em sala dos descritores que os alunos apresentam maior dificuldade.
2- Comprometimento dos alunos e professores com as ações propostas.
3- Aceitabilidade por parte da comunidade.
4- Priorização do que é relevante para a pratica da leitura.
5- Utilização da leitura e da escrita em favor do desenvolvimento do educando.
6- Disponibilidade dos alunos para a aprendizagem.

RISCOS E DIFICULDADES A SEREM ENFRENTADOS:

Um projeto percorre várias etapas, em que os alunos irão interagir com os professores e com os colegas, utilizando a língua escrita em situações individuais e coletivos. Nesse sentido, alguns riscos à concretização do projeto podem ocorrer como: A não realização de uma determinada ação do projeto por parte de alguma falta de comprometimento de algum aluno com a leitura ou trabalho proposto.
Muitos alunos apresentam dificuldades em lidar com as novas tecnológicas, mas o projeto tentará atender estas necessidades já que trabalharemos gravações de entrevistas e de fragmentos de obras literárias, na tentativa de superar essas dificuldades e despertar o aluno para a leitura, assim como atrair o interesse do público a que o projeto se destina.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Metodologia de Apoio: Àreas de Linguagens e códigos e suas tecnologias – Fortaleza: SEDUC, 2008.(Coleção Escola Aprendente – Volume 2)


ANEXO II
PLANILHAS ORÇAMENTARIAS - CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

Nome da Escola: EEFM Padre Amorim
Código da Escola: 23166185
CREDE/SEFOR: CREDE 20

SERVIÇO-PESSOA FISICA ( ) E/OU PESSOA JURIDICA ( X )

Especificações Serviço (Código) QTD. VALOR VALOR TOTAL
UNITÁRIO



MATERIAL DE CONSUMO ( )

Especificações QTD. VALOR VALOR TOTAL
UNITÁRIO


MATERIAL PERMANENTE ( X )

Especificações QTD. VALOR VALOR TOTAL
UNITÁRIO
Notebook processador intel
core I3 2310M, 2.1 GHZ 500GB 1 1.599,00 1.599,00
DVD-RW Webcam e saída HDMI
LCD 15” Windows 7 Basic

Gravador digital de voz com 2 GB 1 335,00 335,00
alto-falante integrado e expansão
por micro SD

conjunto de mesa com 8 cadeiras 1 1.066,00 1.066,00




Centro administrativo Governador Virgílio Távora
Av. General Afonso Albuquerque Lima S/N – Cambeba – 60.822.325 – Fortaleza


ANEXO III
QUADRO SÍNTESE DE DESPESAS – CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS

Nome da Escola: EEFM Padre Amorim
Código da Escola: 23166185
CREDE/SEFOR: CREDE 20
NATUREZA DE DESPESA
VALOR (R$)
Serviço-Pessoa Física ( )

Serviço-Pessoa Jurídica ( )

MATERIAL DE CONSUMO ( )

MATERIAL PERMANENTE ( X )
3.000,00
TOTAL GERAL DO PROJETO

3.000,00
ANEXO IV
TERMO DE COMPROMISSO PARA PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS




A escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim se compromete em realizar as atualizações mensais no site do Thinkquest, além de todos os procedimentos necessários para a produção do artigo cientifico relativo ao projeto LINGUA VIVA: A LITERATURA E AS VARIAÇÕES LINGUISTICAS EM FOCO, que será finalizado e enviado no mês de setembro de 2012.



Assinatura dos Responsáveis pelo projeto que se comprometem com esse termo:



Responsáveis Assinaturas

Nome do Diretor(a): Rita Gonçalves de Figueiredo

Nome do Orientador(a): Cicera Djanira Trajano Pinto

Nome do Estudante 1: Ana Ruth Dantas Boaventura

Nome do Estudante 2: Elisa Maria Tavares Dantas Sousa

Nome do Estudante 3: Nayara Santana Costa



Observação: O projeto pode ter a quantidade de alunos necessarios para o seu desenvolvimento. Todos os estudantes envolvidos no projeto assinam este termo.



Distrito de Jamacaru – Missão Velha – CE, 18 de Outubro de 2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nossa História...




O Projeto Literatura Viva começou a dar sseus primeiros passos ainda no ano de 2009,quando os professores da área reuniram-seeee para traçar as ações do projeto.Estamos apresentando para vocês com tudo começou.Esperamos que gostem, pois essa história ainda terá muitos capítulos.
Projeto:

O projeto Literatura Viva, direcionado aos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio tem como propósito maior intensificar atividades de leitura, interpretação, produção textual, bem como firmar parcerias entre comunidade e escola em busca de uma educação de melhor qualidade. As ações do projeto estão voltadas para o aprimoramento das habilidades de leitura através de atividades criativas de expressão corporal, artística e cultural.
Durante o desenvolvimento do projeto serão realizadas leituras de poesias, crônicas, contos, romances, cordéis, memórias, biografias; estudo das estéticas literárias e Baú de Histórias. Além desses referenciais curriculares o projeto desenvolverá ações voltadas para a realização da Semana Cultural, a implementação de programas de rádio, gincanas literárias, sessões de cinema, saraus literários e criação do blog da escola para divulgação das atividades e interação com a comunidade.
Espera-se envolver 100% dos alunos em todas as atividades de leitura propostas e fortalecer a parceria comunidade-escola. Pretende-se também, realizar a publicação de 100 exemplares de um livro até novembro de 2010 com as produções literárias selecionadas através dos concursos realizados durante a execução do Projeto.

Para a execução desse projeto, faz-se necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar: núcleo gestor, professores, funcionários, grêmio estudantil, associação de pais, laboratórios de informática e ciências, bem como a inserção de outros recursos como, livros literários, revistas, jornais, episcópio, data show, aparelhos de som, câmera digital, aparelho de DVD e vídeos.

Certamente, com a realização desse projeto serão fortalecidas as parcerias na elaboração de um conhecimento mais significativo que implicará na construção da cidadania ativa dos envolvidos para enfrentamento dos desafios no mundo globalizado.

Palavras-chave:
Leitura – comunidade – escola – parcerias - tecnologia


Luciane.

Parabéns !!!!!


A turma do Litviva parabeniza a equipe que venceu a Feira Regional de Ciências nesta última sexta-feira(04/11).A equipe formada pelos alunos Bruno Tavares e Sávio, sob o comando do professor Aparecido venceram merecidamente a feira.Foi uma grande vitória para a equipe que obteve 93 pontos.O trabalho do grupo estava voltado para atender às pessoas com deficiência visual "Caixa eletrônico para deficientes visuais".
Ficamos muito felizes por vocês!!!!!
Turma do Litviva.
Luciane.