quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Não percam a culminância do Literatura Viva!!
Não percam!!! É neste sábado, dia 03!!!!
Neste dia 03 de dezembro às 18:00 na praça da matriz de Jamacaru, a turma do Litviva, fará a culminância do projeto durante todo o ano de 2010.Apresentará uma vasta programação que contará com apresentações de dança, forró, grande gincana literária, apresentação dos cordelistas Vicente Pessoa e Antônio Sobrinho.O momento contará com a presença da banda da escola Padre Amorim, além da exibição de curtas metragens produzidos pelos alunos da escola e do documentário sobre a vida e obra de Rachel de Queiroz.
Esperamos você e toda a sua turma para juntos celebrarmos o 1º ano de vida do Litviva, que pretende durante o próximo ano inovar suas ações de divulgação, releitura e construção da leitura, pois acreditamos que somente através de um bom livro, o homem possa construir o conhecimneto.
Agradece a turma do Literatura Viva.
Luicane.
Melhores momentos;Baú de Histórias.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Cinema na Escola!!!
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Dicas de Ortografia!
Usos ortográficos especiais
» Onde / aonde
Onde: É usado junto com verbos que não transmitem idéia de movimento.
- Te procurei, mas não sabia onde você estava.
- Onde está a faca?
Aonde: Equivale a para onde. É usado para transmitir idéia de movimento.
- Aonde você vai?
- Aonde vamos?
» Cessão / sessão / secção / seção
Cessão: significa “ceder, conceder, oferecer, dar”.
- Cedi todos os meus bens aos pobres.
- O governo cedeu verba para a educação.
Sessão: significa “intervalo de duração”.
- A câmara dos deputados reuniu-se em sessão extraordinária.
- última sessão de cinema.
Secção ou seção: significa “parte, segmento, subdivisão”.
- Quero ler a seção de fofoca.
- Trabalho na seção de informações.
- Vou ligar na secção de informações.
» Mas / mais
Mas: equivale a “porém, entretanto, contudo”.
- Queria muito ir, mas tenho que trabalhar.
- Sei de tudo, mas não posso falar.
Mais: é o oposto de menos.
- Eu pesquisei mais.
- Estou mais preparado agora do que antes.
» Mau / mal
Mau: é um adjetivo, antônimo de bom.
- Menino mau!
- Passei por maus pedaços.
- Mal: equivale a “assim que, logo que, quando”.
- Mal vi a cena, chorei!
- Mal também pode ser usado como antônimo de bem.
- Estou mal humorada.
» Por que / por quê / porque / porquê
Por que (separado e sem acento) é empregado quando:
- O que equivale a qual motivo.
- Por que você foi lá? (Por qual motivo você foi lá?)
- O que equivale a qual razão ou qual motivo.
- Não sabemos por que ele faleceu. (por qual razão)
- Por que é usado também como um equivalente a pelo qual / pela qual / pelos quais / pelas quais.
- Ignoro o motivo por que ele se demitiu. (pelo qual)
- Estas são as causas por que não voltei. (pelas quais)
Por quê (separado e com acento) usos:
- Como pronome interrogativo, colocado no fim de frase.
- Ela estava chorando, você sabe por quê?
- isolado, numa frase interrogativa.
- Você deve fazer isso agora.
- Por quê?
Porque (uma só palavra, sem acento) usos:
- Como função explicativa, equivalente a pois, porquanto, uma vez que, precedida por virgula ou ponto-e-vírgula ou ponto final.
- Termine isto agora, porque depois não poderá.
- Não pude ir, porque tive que trabalhar.
- É usado substituindo: pela causa, razão de que, pelo fato, motivo de que.
- Não fui à festa porque estava cansado.
- O governador vetou porque tinha razões políticas.
- Porque é usado também como conjunção subordinativa final, em orações com verbo no subjuntivo, equivalente a para que.
- Não julguemos, porque não venhamos a ser julgados.
Porquê (uma só palavra com acento) usos:
- como substantivo usado no sentido de causa, razão ou motivo, admitindo pluralização (porquês).
- Quero saber o porquê de tudo isso.
- As crianças são cheias de porquês.
Encontros vocálicos
É a reunião de duas ou mais vogais numa palavra. Há três tipos de encontros vocálicos na língua portuguesa. Veja quais são:
» Ditongo: é o encontro de uma vogal e uma semivogal ou vice e versa em uma mesma sílaba. (semivogal são o i e o u se estiverem ligados a uma vogal)
Vitória (i-semivogal;a-vogal)
Chapéu (e-vogal;u-semivogal)
Os ditongos classificam-se em:
- Crescentes-formados por semivogal+vogal (mais fraca+mais forte):água, história, vácuo.
- decrescentes-formados por vogal+semivogal(mais forte+mais fraca):degrau, beijo, breu.
» Tritongo: é o encontro vocálico constituído por semivogal+vogal+semivogal: Uruguai, quão, enxaguou.
» Hiato: é a seqüência de duas vogais pronunciadas em sílabas diferentes: baú (ba-ú), caatinga (ca-a-tin-ga).
Encontros consonantais
É a reunião de duas ou mais consoantes numa mesma palavra. Pode ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
- encontros consonantais perfeitos - unem-se na mesma sílaba e são inseparáveis: fla-u-ta, bri-sa.
- encontros consonantais imperfeitos - aparecem em sílabas diferentes e são separáveis: cac-to, ad-vo-ga-do.
- encontros consonantais mistos - misturam os dois modos acima: fel-tro, dis-pli-cen-te, des-tro.
Dígrafo
Dígrafo é o conjunto de duas letras que representam um único fonema. Encontram-se os seguintes dígrafos na língua portuguesa:
- consonantais – quando o encontro de duas letras representa um fonema consonantal:
ch – chave, chinelo
lh – telha, galho
nh – ninho, cegonha
rr – barro, serra
ss – assado, pássaro
sc – piscina, descer
xc – exceção, excesso
gu – guerra, águia
qu – queijo, querer
- vocálicos – quando encontro de duas letras representa fonema vocálico:
am, an – ambos, anta
em, en – embora, vento
im, in – impulso, pincel
om, on – bomba, ponta
um, um – algum, fundo
Sílaba
Sílaba é o grupo de sons que se emite em cada impulso de voz. Toda sílaba tem por base uma vogal.uma palavra tem tantas sílabas quantos forem os impulsos de voz para pronunciá-la.
Oi- uma sílaba
Vo-cê duas sílabas
Pa-li-to três sílabas
Quan-ti-da-de quatro sílabas
Sen-si-bi-li-da-de seis sílabas
Quanto ao número de sílabas, os vocábulos classificam-se em:
Monossílabos :possuem apenas uma sílaba: mar, dó, fé oi.
Dissílabos :possuem duas sílabas: ho-je, bar-co, ca-as, vi-da.
Trissílabos :possuem três sílabas:a-si-lo, co-mi-da, de-ci-são.
Polissílabos :possui quatro ou mais sílabas:quan-ti-da-de, mar-ga-ri-na, pu-bli-ci-da-de.
Regras de divisão silábica:
A divisão é feita conforme o impulso de voz que damos à palavra. Quando escrevemos separamos as sílabas com o uso do hífen (-).
Separam-se:
- as vogais dos hiatos: ci-ú-me, e-co-lo-gi-a.
- separam-se as letras dos dígrafos rr, ss, sc, xc: sos-se-go, car-ro, cons-ci-ên-ci-a, ex-ce- cão.
- separam-se os encontros consonantais em sílabas diferentes: ab-so-lu-to, op-tar, ad-vo-ga-do.
Não se separam:
- não se separam as vogais que formam ditongos e tritongos: sé-rie, á-gua, ou-tu-bro, Pa-ra guai.
- não se separam os dígrafos ch, nh, gu, qu: ra-i-nha, ga-lho, guin cho, ques-tão.
- não se separam as letras dos encontros consonantais que contiverem L ou r: pla-no, pre-ci-so.
Obs: quando o L ou o r puderem ser pronunciados separadamente, nos encontros consonantais, deverão ser separados: ab-ro-gar, sub-le-gen-da.
Sílaba átona e sílaba tônica
A sílaba tônica é a que tem pronúncia mais intensa que as outras, chamadas átonas. Veja:
caderno médico
Nas palavras caderno e médico as sílabas tônicas são der e mé. As demais são as sílabas átonas.
Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras se classificam em:
- oxítonas: quando a sílaba tônica é a ultima: valor, maltratei, varrer.
- paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima: parede, revólver, fazenda.
- proparoxítonas:quando a sílaba tônica é a antepenúltima: vocábulo, poética, súbito.
Não esqueça:Leia sempre para fixar palavras que você tem dúvida. Luciane.
Desafio!!!
Reflita!!!!!
A vida é a cada dia uma nova descoberta.Não sabemos o que o futuro reserva a cada um de nós.A única certeza que temos é que um dia estaremos compartilhando de tudo aquilo que plantamos aqui na terra.Lembre-se disto:Ame ao próximo;Não prejudique a quem você odeia;Viva sempre como se fosse o seu último instante;Ame a todos como você ama a si mesmo.Luciane.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Obrigada, mesmo!!!!!!!
A turma do Litviva vem hoje agradecer a uma turma que nunca nos deixa na mão.Estamos falando do excelente trabalho realizado pelos funcionários da escola, que sempre estão nos apoiando em todas as ações pedagógicas da escola.Obrigada, mesmo.Contaremos sempre com o seu apoio:Vilma, Fabiana, Luciana, Domingas, Joaninha, Dona Lenir, Ninha, Deta, Edimilson e Seu Chico.
Turma do Litviva.
Luicane.
Turma do Litviva.
Luicane.
Hoje foi o dia do 2º ano no Spaece 2010!!!
Não poderia deixar de faltar nesse dia muita ansiedade para a realização das provas do Spaece 2010.Alunos, professores, gestores e funcionários se mobilizaram para que tudo corresse bem em mais um dia de prova.
A maior surpresa da tarde foi a presença do aluno Hélio do 2º ano, que chegou à escola de ambulância.Tudo aconteceu porque o mesmo sofrreu um acidente e estava impossibilitado de ficar sentado.Assim, a escola preparou um ambiente adquado para o mesmo realizar a sua prova.Acreditamos que ele hoje já conseguiu a sua primeira vitória:realizar a prova;estamos torcendo para que tudo dê certo e que no próximo ano possa receber o seu computador gozando de plena saúde.
Boa Sorte a todos !!!!!Turma do Litviva.
Luciane.
A maior surpresa da tarde foi a presença do aluno Hélio do 2º ano, que chegou à escola de ambulância.Tudo aconteceu porque o mesmo sofrreu um acidente e estava impossibilitado de ficar sentado.Assim, a escola preparou um ambiente adquado para o mesmo realizar a sua prova.Acreditamos que ele hoje já conseguiu a sua primeira vitória:realizar a prova;estamos torcendo para que tudo dê certo e que no próximo ano possa receber o seu computador gozando de plena saúde.
Boa Sorte a todos !!!!!Turma do Litviva.
Luciane.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
De olho no Spaece 2010
Spaece 2010 - De olho no computador!!!!!!
Aplicação da prova do Spaece 1ºano
Hoje, dia 16 de novembro de 2010, os alunos das turmas de 1º ano da escola Padre Amorim, fizeram a prova do Spaece (Português e Matemática).O clima era de muita ansiedade e nervosismo.Para sanar esses probleminhas a escola preparou um momento de preparação com o núcleo gestor, onde foi colocado a importância da tranqüilidade e da concentração para a realização do exame.Logo em seguida foi servido um maravilhoso calco para que todos relaxassem e não ficassem com fome durante a prova.
Ficamos muito felizes com o envolvimento de toda a escola para que nenhum aluno faltasse a este momento.Agradecemos a todos e esperamos receber no próximo ano os frutos de um trabalho firme e contínuo em busca de uma educação de qualidade.
Sabemos que teremos muitos obstáculos pela frente, porém acreditamos no potencial de cada um para vencermos!!!Luciane.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Dia da Biblioteca!!!!!
Apresentação do conto:A galinha ruiva(Escola Cidadão do Futuro)
O centro de multimeios da escola Padre Amorim está de parabéns pelo exelente trabalho desenvolvido durante este ano.No último dia 29 aconteceu a culminância do projeto desenvolvida pelo centro, onde foram apresentados trabalhos voltados para a cultura, teatro e muita leitura.Durante todo o dia a escola vivenciou momentos de muito conhecimentos e diversão.Estiveram presentes além do núcleo gestor, professores, funcionários, alunos, comunidade, os palestrantes Eufrásio Júnior(técnico da secretaria de educação do município) e Isaias Rodrigues(radialista e estudante do curso de letras).Foi um dia inesquecível!!!!Confira alguns momentos.
Luciane
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